Abril pras Artes: projeto marca os 40 anos da Fasa

A Fasa está festejando seus 40 anos. E aproveita a comemoração para lançar o projeto Abril pras Artes, uma iniciativa sociocultural que pretende fortalecer a cultura nordestina e aproximar ainda mais a arte das atividades acadêmicas. “Comemorar os 40 anos nos traz o sentido de observar o passado para construir o futuro. O Abril pras Artes faz parte desse caminho”, fala a gerente da Fasa, Izabel Oliveira.

O projeto tem três eixos estratégicos: Arte Educação, Empreendedorismo Criativo e Cultura. A proposta é desenvolver ações orientadas por esses três pilares, por meio da exibição de obras de artistas pernambucanos, palestras, workshops, publicações e uma programação cultural prevista para acontecer durante todo o ano.

Para este mês está prevista a realização do fórum “Qual a importância da cultura de raiz no conhecimento científico”, com debate entre artistas, professores e estudantes. Já estão confirmadas a participação de J. Borges, Antônio Marinho, Silvério Pessoa e Leopoldo Nóbrega. A programação inclui ainda exposição e atrações musicais.

Nesta sexta, a Fasa apresenta à comunidade acadêmica a marca desenvolvida para o projeto Abril pras Artes. A Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unicap é responsável pela criação, que segue uma proposta minimalista. A marca tem tipografia sem serifa, com inserção de modificação em algumas das letras, explorando a possibilidade de aplicação em diversas cores, de acordo com as temáticas a serem desenvolvidas a cada ano. Inspirada no mote da cultura de raiz, a marca se integra a elementos coloridos inspirados na xilogravura.

História –  Fundada há 40 anos, em 3 de abril de 1979, pela Universidade Católica de Pernambuco, a Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA tem como objetivos promover a educação e a cultura. Atende à comunidade acadêmica em um trabalho de apoio ao desenvolvimento tecnológico-educacional, assistência social, extensão e pesquisa. Os dois últimos por meio de editais específicos para suas áreas, em vigor desde 2015.

A Fundação também atua no mercado gráfico com serviços offset e digital, especializados em publicação de livros e materiais em pequenos formatos. As suas atividades no campo cultural ganharam força com a inauguração do Espaço Cultural FASA/Unicap, no bloco A da instituição de ensino.