O Protagonismo Feminino na Perpetuação da Cultura das Casas de Farinha é tema de exposição na Unicap

Fotos: Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap / Divulgação

O curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco promove a exposição fotográfica “O Protagonismo Feminino na Perpetuação da Cultura das Casas de Farinha”, da fotógrafa Luciana Dantas, na Rua do Lazer, entre os blocos G e A da Católica. Na abertura da exposição, que aconteceu na noite no dia 8/03, Dia Internacional da Mulher, Luciana Dantas recebeu familiares e amigos.

Além da exposição que é gratuita e aberta ao público, a fotógrafa esteve com os alunos das turmas de Jornalismo e Fotografia, conversando sobre a realização do projeto, que dá nome a exposição, e falando um pouco do processo para a realização de pesquisas.

O Projeto Cultural “O Protagonismo Feminino na Perpetuação da Cultura das Casas de Farinha” é um projeto de pesquisa fotográfica proposto e executado pelo Retrographie, com fotos de Luciana Dantas/Retrographie e curadoria da professora e coordenadora do curso de Fotografia da Católica, Renata Victor. Ele foi aprovado e incentivado pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e apoiado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta.

Segundo o site do Projeto, o objetivo principal foi registrar fotograficamente a rotina doméstica, do campo e empreendedora de mulheres agricultoras que fazem uso da forma tradicional de beneficiar a mandioca e lideram às Casas de Farinha familiares. Georreferenciando as Casas de Farinha, divulgando e incentivando a aquisição dos produtos beneficiados por elas.

Para ver todas as fotos da exposição acesse o link ao lado GALERIA.