Escadas do bloco B ganham decoração com título de livros clássicos

A volta às aulas surpreendeu os alunos e professores do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). Quem usa as escadas do térreo em direção ao primeiro andar do bloco B se depara com títulos de livros clássicos nos degraus. A ideia partiu da chefe da Divisão de Manutenção Predial (DMP), Lucinalva Almeida, que é ex-aluna da Licenciatura em História. A iniciativa faz parte de um projeto piloto que tem expectativa de se espalhar pelo campus.

Lucinalva deu a ideia. Foto: Bruno Queiroz

“Eu achei interessante começar com o bloco B porque foi onde me formei. Cada centro tem suas peculiaridades, mas nossa ideia é expandir essa campanha. Nesse momento que a gente vive, que vê o país louvando tanto a ignorância, eu preferi trazer os clássicos, para que as pessoas olhem e tenham vontade, prazer em lê-los. É realmente uma forma de incentivo aos clássicos, a literatura, ao conhecimento, ao saber porque é algo que ninguém tira da gente. Ninguém pode tirar o que nós temos de conhecimento”, contou Lucinalva ao ressaltar que é fascinada por Literatura.

A escolha dos títulos foi decidida a partir de indicações das coordenações dos cursos de Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Teologia. “Esse projeto não é só um embelezamento, mas também são sinais de espaços informativos e educativos que a gente exercita aqui no centro”, afirmou o Prof. Dr. Danilo Vaz, diretor do CTCH.

Renan também aprovou a iniciativa. Foto: Bruno Queiroz

A edição gráfica foi de Lílian Oliveira, funcionária da Fundação Antonio dos Santos Abranches (Fasa) que desenvolveu a programação visual das peças. O novo layout das escadas chama a atenção dos alunos. Raíssa Souza, aluna do 1º período do curso de Filosofia, gostou muito da ideia. “Achei muito legal, ficamos até curiosos para ler. Embora eu perceba que há temas que, eu suponho, que tenham sido escolhidos mirando um certo fim, como cristianismo, religião. Mas há uma ligação entre os temas e isso me prendeu”, disse.

O aluno Renan Hazin, que cursa o 7º período de Medicina, também aprovou a iniciativa. “Eu achei uma campanha ótima! Uma maneira diferente de chamar atenção das pessoas para a leitura. Pelo que vejo são temas diversos e a gente vive hoje numa época muito estranha de que as pessoas vivem nas redes e não tem mais o hábito de ler. E a gente acaba num mundo cada vez mais rápido e a gente não para um pouco para fazer uma leitura. Então foi uma forma bem instigante de estímulo. Gostei!”