Reitor da Católica comemora aniversário com bingo beneficente

Fotos por Larissa Alves

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, completou 49  anos quinta-feira (26). Como acontece todos os anos, ele comemorou a data com um bingo beneficente, cuja renda será revertida para projetos sociais de sua cidade natal, Vazantes, no estado do Ceará.

As comemorações pelo aniversário do jesuíta tiveram início na própria quinta-feira. Enquanto abria o projeto “Quinta em Ritmo de Eleição”, no hall do bloco G, o Reitor foi surpreendido pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, que anunciou o aniversário e puxou o tradicional “parabéns a você”, com acompanhamento do grupo Wave Unicap.

Na sexta-feira (26), o Salão Receptivo da Católica recebeu professores, alunos e funcionários para o bingo, que é realizado desde a chegada de Padre Pedro à Católica, em 2006. Entre os prêmios havia relógio, cafeteira, jogo de pratos, uma impressora e até um final de semana em um hotel do Grupo Pontes. Com a participação da música do Wave, o ambiente se tornou um espaço de confraternização para homenagear o aniversariante.

“A vida é um dom compartilhado. Quando cheguei aqui, o lugar em que eu nasci estava iniciando alguns projetos. Como eu não posso hoje doar o meu tempo, encontrei uma forma de partilhar com eles e vocês também participarem. A gente espera que o nosso trabalho seja também um momento de viver a vida”, disse Padre Pedro ao explicar como surgiu a ideia do bingo.

O projeto Fé e Alegria de Vazantes é beneficiado todos os anos pelo bingo. Francineide Freire, coordenadora local do Fé e Alegria, esteve presente para agradecer em nome da população do município cearense. “Embora a comunidade não conheça cada um de vocês,  sabe que é um esforço coletivo dos amigos do Padre Pedro Rubens”, declarou. Ela também disse que no começo a ideia de um bingo promovido pelo Reitor soava estranha e até mesmo engraçada. Hoje, entre os trabalhos sociais desenvolvidos na cidade há uma padaria comunitária e grupos artísticos.

Quem também veio à Católica prestigiar o bingo foi dona Maria do Carmo, mãe do Padre Pedro. Ela se mostrou feliz por ver o filho entre tantos amigos e lembrou que ele é um orgulho para a cidade, não somente por ser reitor. Nesta segunda-feira (30), a Assembleia Legislativa de Pernambuco promove Sessão Solene, na qual concede a Padre Pedro o título de Cidadão Pernambucano. Em junho do ano passado, ele já havia recebido o título de Cidadão Recifense.