Fasa e Unicap patrocinam brinquedoteca no Hospital Otávio de Freitas. Inauguração será na terça (18)

O Hospital Otávio de Freitas vai ganhar uma nova brinquedoteca e uma nova sala de acolhimento para os acompanhantes da ala pediátrica. O projeto patrocinado pela Fundação Antonio dos Santos Abranches (Fasa) e Universidade Católica de Pernambuco está sendo executado em parceria com a Associação Hospitalhaços. A inauguração será na próxima terça-feira (18), às 15h. Mais de 1.000 crianças/acompanhantes serão atendidos, mensalmente, no local onde também serão promovidas oficinas de artes, contação de histórias e outras atividades.

A brinquedoteca é mais uma ação que celebra os 40 anos de existência da Fundação. “Iniciar a comemoração dos 40 anos da Fasa com a inauguração de uma brinquedoteca em um hospital público que atende crianças de classes sociais desfavorecidas e de diversas regiões do Estado é muito significativo para a Fundação, que tem como um de seus valores institucionais o exercício da solidariedade”, destaca a gerente executiva da Fasa, Izabel Oliveira.

Perspectiva da brinquedoteca. Divulgação Fasa

Ela ressalta também que alunos de diversos cursos da Unicap poderão desenvolver atividades de pesquisa e de extensão no local, além de poder atuar como voluntários. Izabel explicou que o Hospital Otávio de Freitas foi escolhido para receber o patrocínio do projeto porque tem vínculo acadêmico com a Universidade. “Em 2019, o curso de Medicina da Unicap iniciará as aulas práticas no HOF e neste sentido buscamos unir a academia com atividade de solidariedade e amor ao próximo”, disse Izabel informando que a Fasa se responsabilizou por toda a parte de infraestrutura com móveis , ar condicionados, TV, pintura, cortinas e projeto arquitetônico.

A Associação Hospitalhaços é uma organização não governamental que desenvolve projetos na área de humanização em hospitais públicos, utilizando atividades lúdicas realizadas por meio da implantação de brinquedotecas, oficinas de artes plásticas e interação através da figura do palhaço, beneficiando mensalmente mais de trinta mil pessoas entre pacientes, acompanhantes e profissionais da área de saúde, levando a cada um aquilo de que todos necessitam: dignidade, amor e alegria. Atualmente, a ONG amplia suas unidades na Região Nordeste onde já atende mensalmente 3.350 pacientes/acompanhantes em sua Brinquedoteca no Hospital da Restauração

“A Hospitalhaços tem know-how, seriedade e ética. São mantidas pela instituição brinquedotecas em São Paulo, inclusive na Unicamp. No HOF, a ONG fará toda a manutenção do espaço, desde contratação de pessoal especializado, coleta de brinquedos e seleção de voluntários”, complementou Izabel.

No dia 14 de janeiro de 2019 a Associação Hospitalhaços promoverá um encontro para novos voluntários que desejem atuar nas Brinquedotecas dos Hospitais Otávio de Freitas e Restauração. Os interessados poderão entrar em contato pelos fones: 81.99927.3900 / 81.99755.1417. Ou pelo email: gestaobrinquedotecas@hospitalhacos.org.br