Católica promove curso sobre Teologia Negra com Ronilso Pacheco

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica realizou nestas quarta (21) e quinta (22) o curso “ O que é Teologia Negra: autores, contextos e conexões”, com o  intuito de ajudar as pessoas a pensarem a teologia a partir da perspectiva do povo negro e do continente africano. Trazendo reflexões sobre a história bíblica e as suas narrativas. Pensar onde está a presença negra na Bíblia e onde estão a interpretações  hermenêuticas dos teólogos e da produção negra para a teologia, como explicou Ronilso Pacheco, palestrante convidado e teólogo formado pela PUC do Rio de Janeiro e autor de “Ocupar, Resistir, Subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão”, de suma importância para a disseminação sobre o conhecimento da teologia negra no Brasil.

“Principalmente por estarmos no mês da Consciência Negra, é um marco para o curso de Ciências da Religião da Unicap abrir espaço para um diálogo sobre a teologia negra. Pois é um assunto que está fora dos seminários, fora das faculdades de teologia no Brasil e fora dos cursos de ciências da religião. Principalmente nos cursos de extensão e pós-graduação. Então, para mim, esse encontro e ocupar esse espaço é importante porque pode ser um ponto de partida para aproximação de outros diálogos na universidade”, contou Ronilso Pacheco.

O evento também contou com a contribuição  do Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap, Igreja Batista Imperial, Instituto Solidare, Movimento PE de Paz, Visão Mundial, Tearfund e o Movimento Negro Evangélico.