Unicap promove roda de diálogo sobre a igualdade racial e a democracia

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, nesta sexta-feira, uma roda de diálogos sobre a representatividade negra, a igualdade racial e a democracia. O evento fez parte da 11ª Semana da Consciência Negra da Unicap, coordenada pelo Padre Clóvis Cabral. Foi escolhido esse tema pelo momento pós-eleição que o país enfrenta. “A gente entende que passado o processo eleitoral, o grande tema de debate no mundo é a democracia. Porém, ela só vai acontecer quando houver a inclusão de mais da metade da população, que é composta por negros e negras, e quando eles puderem participar ativamente da construção desse projeto de nação que a gente quer para o país”, explica.

O bate-papo contou com a presença de Lidivaldo Brito, presidente da comissão de Direitos Humanos e desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, e Lívia Vaz, ativista do movimento negro social, promotora de justiça do Ministério Público da Bahia e integrante da Comissão Permanente de Direitos Humanos e combate à discriminação. O evento foi aberto ao público, mas foram especialmente convidados os participantes do Coletivo Marielle Franco, que reúne alunos negros da Unicap, e o Coletivo Negrex, de estudantes negros do curso de Medicina da Universidade.

A roda de diálogo teve a presença de estudantes de vários cursos da Unicap e contou com muita interação entre os participantes. Todos se apresentaram e tiveram espaço para falar sua opinião, tirar dúvidas e debater, que era o objetivo do encontro. “Esse contexto de muitas dúvidas que o Brasil se encontra, com o medo do que vem, principalmente em relação aos direitos humanos, reforça que esse é um momento de dialogar, reunir forças e convergir”, explica a promotora Lívia Vaz.