Programação especial na Unicap celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos serão comemorados com uma série de ações realizadas pelo Instituto Humanitas Unicap. Nesta sexta-feira (19), das 18h30 às 21h15, haverá debate sobre o curta metragem Direito à Cidade. Na sequência, haverá o lançamento do livro Arte e Verdade em Merleau-Ponty, de autoria de Vânia Vicente. Os dois eventos serão realizados na Biblioteca Central da Universidade e fazem parte do projeto Os Desafios dos Defensores (as) de Direitos Humanos na luta por Direitos que é coordenado pela Profª Mscª Valdênia Brito.

Já entre os dias  22 de outubro a 14 de novembro haverá uma exposição sobre os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra. No dia 9 de novembro, será realizado, no auditório Dom Helder Camara, às 19h, o seminário Os Desafios dos Defensores de Direitos Humanos e também o lançamento do e-book produzido pelo IHU sobre os 70 anos da Declaração. Por sinal, o edital para o envio de artigos teve prazo prorrogado para 31 de outubro de 2018.

“Diante da falta de solidariedade e o aumento de hostilidade contra os direitos humanos, não se pode esquecer o papel dos defensores (as) de direitos humanos na luta por direitos. São grupos, organizações, povos e/ou movimentos sociais que atuam contra todas as violações de direitos e liberdades fundamentais de povos e de indivíduos, bem como pela conquista de novos direitos individuais e coletivos – políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. Sua ação é também de resistência política aos modelos de organização do capital, às estratégias de deslegitimação e criminalização dos movimentos sociais e à ausência de reconhecimento social de suas demandas”, diz um trecho da apresentação e justificativa do projeto ao citar a organização Terra de Direitos.

O projeto do IHU é fruto de uma parceria com a Pós-graduação em Direitos Humanos (que também é coordenada pela professora Valdênia), curso de extensão Direitos Humanos em Pauta, grupo de pesquisa EELAS, Coletivo Linda, Cátedra de Direitos Humanos Dom Helder Camara. Outras informações pelo site www.unicap.br/ihu ou pelo fone 2119-4346.