Semana Inaciana oferece minicurso sobre a mística de Loyola
|As atividades da tarde desta terça-feira (21) movimentaram a sala 310 do bloco A. O Padre Alfredo Sampaio está realizando o minicurso intitulado Mística Inaciana, que vai acontecer até quinta-feira (23). A primeira aula foi destinada ao perfil de Santo Inácio de Loyola. Além disso, cada fase da vida dele e qual correspondência com as questões do mundo contemporâneo a partir de sua vivência espiritual também será trabalhada.
Padre Alfredo explicou essa co-relação. “Para o individualismo propor o caminho da compaixão. Em relação ao mundo onde vive-se o presente fulgaz, mostrar a continuidade com o passado em vistas ao futuro melhor. Em relação à questão de viver uma afetividade só de prazer no momentâneo, procurar aquilo que está mais profundamente na nossa afetividade e assim por diante”.
A mística inaciana passa também pelo cuidado com o meio ambiente e que fez os jesuítas elaborarem um documento chamado Curar um Mundo Ferido, que por sua vez inspirou a encíclica papal Laudato Si, escrita pelo Papa Francisco que é jesuíta. “Esse documento trata da questão ecológica e de como os jesuítas devem responder a ela. O Papa respondeu escrevendo uma encíclica”.
O público era bem variado. Homens, mulheres, jovens, adultos. gente interessada em conhecer um pouco mais sobre a espiritualidade de Inácio de Loyola. ” Faço parte de um grupo que tem a espiritualidade inaciana e esse minicurso tem sido riquíssimo. Só temos acesso por meio dos livros e esse minicurso é uma oportunidade porque há uma interação, podemos tirar dúvidas, partilhar nossas experiências e escutar as experiências dos outros”, disse o administrador de empresas recém-formando pela UPE Matheus Vinícius Brito Silva, 24 anos.
Já a professora Cristina Franca Bandeira dos Santos, 47 anos, veio em busca de aprofundar o embasamento teórico. Ela contou que já fez alguns exercícios espirituais de Santo Inácio. “O momento desse curso está sendo o acompanhamento espiritual que naquele primeiro curso que eu realizei foi oferecido mas ei não consegui vivenciar em sua totalidade”, disse ela ao se referir a um curso feito em Educação à Distância (EaD) por outra instituição.
Cristina é ex-aluna de Letras Português-Inglês da Unicap, mas o grupo conta ainda com pessoas das áreas do Direito e Psicologia. Padre Alfredo disse que a metodologia utilizada visa a interação com e entre elas. “A ideia é fazer um diálogo com eles. Na medida quem vão se apresentando, os alunos vão construindo e reconstruindo o percurso interior deles”, explicou.