Católica e Universidade de Comillas ampliam parcerias

A Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade de Comillas, na Espanha, depois de 4 anos de experiência de voluntariado, trabalham a possibilidade de um novo projeto: conjugar programa de voluntariado internacional e de intercâmbio. Nesta quinta-feira (2), o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, recebeu a visita do professor Borja Sanchez, do curso de Direito Constitucional e Administrativo de Comillas, que estava acompanhado do coordenador do programa de voluntariado da Unicap, o VOU, João Elton de Jesus.

Sanchez veio ao Recife após passar o mês de julho em Vazantes, distrito do município de Aracoiaba, no Ceará, onde participou como professor voluntário do programa de voluntariado desenvolvido em parceria com a Unicap e o Fé e Alegria. Ele veio acompanhando universitários espanhóis que, juntamente com alunos da Católica, participaram de uma experiência de imersão junto a moradores da localidade cearense, onde a fundação Fé e Alegria atua desde 2005.

Na primeira semana de julho, os jovens brasileiros e espanhóis participaram de um trabalho de integração com a comunidade local. Na segunda e terceira semanas, ofereceram oficinas de dança, música, videoclipe e esportes para os moradores de Vazantes bem como receberam aulas de maracatu e curta-metragem ministradas por integrantes da comunidade. Na última semana, foi realizada uma colônia de férias com apresentação dos resultados das oficinas, que incluiu uma esquete com histórias de vida dos participantes das oficinas.

Esse programa de voluntariado entre a Católica e Comillas surgiu a partir da experiência realizada pelos jesuítas durante a Jornada Mundial da Juventude  no Brasil em 2013. Hoje, as universidades de Comillas (Madri), Deusto (Bilbao) e Ramon Llull (Barcelona), vinculadas à Companhia de Jesus, têm programas de voluntariado internacional, com experiências no Quênia, Equador, Peru, Chile, México e Brasil.

A parceria entre a Unicap, Comillas e o Fé e Alegria  teve início em 2015, com o envio de seis jovens espanhóis para Vazantes. Em 2016, estudantes da Unicap se integraram ao programa. Naquele ano, seis universitários da Espanha e quatro da Católica participaram do projeto de voluntariado no distrito cearense. Em 2017, a Unicap implantou o VOU, sistematizando e estruturando ainda mais essa iniciativa.

A experiência em Vazantes tem criado laços entre a comunidade  e os voluntários. Além da comunicação permanente por meio de um grupo no WhatsApp, os espanhóis estão querendo implantar um albergue no distrito cearense para abrigar voluntários brasileiros e estrangeiros ao longo de todo o ano e assim dar continuidade ao projeto.