Programas de Pós-graduação em Desenv. Proc. Ambientais e Engenharia Civil promovem aula inaugural conjunta

Os Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais e em Engenharia Civil promoveram de forma conjunta, na tarde desta segunda-feira (6), aula inaugural do semestre 2018.2. O evento aconteceu no anfiteatro do bloco G4 e teve como tema Pós-graduação como Evolução de Conhecimento e Tecnologia. O Prof. Dr. César Augusto de Moraes de Abreu foi o convidado para falar sobre o assunto.

Joaquim, Valdenice e Galba

Graduado em Engenharia Química, o palestrante tem mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (onde é professor titular), doutorado e pós-doutorado na França. Atua em dois grupos de pesquisa, já publicou 169 artigos científicos e orientou 46 mestres e 29 doutores. Além da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap, Profª Drª Valdenice José Raimundo, estavam presentes os coordenadores dos programas, Profª Drª Galba Takaki (Desenvolvimento de Processos Ambientais) e o Prof. Dr. Joaquim Teodoro (Engenharia Civil).

César fez um retrospecto da evolução da pós-graduação no Brasil a partir da década de 1970 quando as universidades expandiram sua atuação indo além do ensino, incorporando ações de pesquisa e extensão. Ressaltando a pesquisa, ele defende a construção de programa de Pós-graduação plena, que apresenta os níveis de mestrado e doutorado. “É claro que essa perspectiva têm repercussões enormes. Ao pensar nisso, nós como pesquisadores e formadores de recursos humanos pós-graduados, a gente tem uma dimensão exata de como isso pode repercutir na universidade como um todo”.

O palestrante ressaltou as características universais do conhecimento e defendeu que a produção do mesmo seja também direcionada ao desenvolvimento regional. “O desenvolvimento de técnicas e métodos precisa desse conhecimento universal e aplicado corretamente, sem dúvida, vai dar resultado”.

Ele também destacou a importância dos grupos de pesquisa na otimização dos tempos gastos para a conclusão das dissertações e teses. César apresentou tabelas com as durações ideais para a formação completa na pós-graduação que pode ser conquistada em três anos (somando os tempos do mestrado e doutorado).

“Há uma recomendação de que esses grupos internos, que podem ser cadastrados no CNPq ou não, esteja associados a cada linha de pesquisa do programa”, disse ele defendo o que chamou de rede de pesquisa. “O importante é que a gente tenha um grupo que se mantenha com pesquisadores independentes, mas que formem um grupo”. Em outro momento da palestra, o professor César falou sobre  a relação do orientador com o doutorando. “O planejamento é importante desde o começo. Você não pode perder tempo”.

Ao final, o pesquisador elogiou o nível dos dois programas de Pós-graduação da Unicap. “A Universidade chegou a um patamar superior, com fortes inclinações para ir além. Essa sinalização revela uma intenção forte da Universidade em caminhar para patamares mais altos”.