Unicap concede título de Grande Benemérita a funcionária do CCJ Lúcia Maria Monteiro da Silva

Fotos: Adelson Alves

A 4ª Jornada Unicap Comunitária foi marcada por um momento emocionante para os funcionários. A Universidade Católica de Pernambuco concedeu o título de Grande Benemérita a funcionária Lúcia Maria Monteiro da Silva. Lotada no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ela completou 50 anos de

serviços prestados à Universidade. Lúcia é a segunda funcionária mais antiga da Casa, só ficando atrás da chefe da Divisão de Pessoal e amiga, Valdice Dantas.

A proposta de conceder a honraria a Lúcia foi aceita pelo Conselho Universitário e aprovada na Resolução 001/2018. O título foi instituído e regulamentado pelo Estatuto da Unicap em 30 de maio de 1983 e coloca que “é dever da Universidade reconhecer, proclamar e perpetuar a memória de quantos vierem a colaborar de maneira insigne para o desenvolvimento de suas atividades”.

Fotos: Adelson Alves

Lúcia recebeu o diploma e medalha das mãos da Diretora do CCJ, Profª Drª Maria Luiza Ramos. A coordenadora do curso de Direito, Profª Drª Cynthia Suassuna, entregou um buquê de flores. Valdice leu um texto em homenagem à amiga que narrou a trajetória profissional e pessoal dela. Lúcia foi secretária e seu desempenho, embora seja formada em Administração de Empresas, a fez ser nomeada assessora do então Departamento de Ciências Jurídicas da Unicap em 1982.

“Mas houve uma exigência por parte do então Reitor Padre Antônio Geraldo do Amaral Rosa de que ela fizesse o curso de Direito. Pouco tempo depois, ela inicia como portadora de diploma na Faculdade de Direito da Universidade Federal o referido curso ainda não concluído, ficou devendo essa, Lúcia”, brincou Valdice. Com a reforma estatutária de 2007, foi exonerada da assessoria do Departamento de Ciências Jurídicas e nomeada assessora administrativa do CCJ.

Mãe de três filhos, casada, católica praticante, Lúcia é devota de Santo Inácio de Loyola. “É uma pessoa profundamente honesta, cumpridora das normas da Universidade. Muitos dos atuais professores de Direito a conheceram quando alunos e podem atestar o compromisso de Lúcia com a Unicap. Parabenizo a minha colega, amiga e irmã de coração”, finalizou Valdice com a voz embargada e aplaudidíssima.

Emocionada, Lúcia fez um discurso de agradecimento e se mostrou motivada. “A Unicap é o prolongamento do meu lar. Esta Casa, rumo aos 75 anos de lutas e vitórias, sempre desbravando o campo do saber que preza pelo excelência do ensino, formação sólida, humanística e ética, vem colocando no mercado de trabalho profissionais de destaque. Cinquenta anos não foram um fardo. Pelo contrário, novos desafios e novas metas a atingir nutrem meu espírito a cada dia, mantendo a vontade de viver e continuar colaborando com esta Casa”.