Novo Espaço Cultural Fasa Unicap será inaugurado segunda-feira (6)

Recife vai ganhar um novo espaço cultural aberto ao público que será uma janela para os artistas pernambucanos mostrarem a sua arte. A cada três meses, o térreo do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco terá uma roupagem diferente a partir da obra do artista homenageado e que também será expositor. Haverá exposições de arte, workshops, mesas-redondas e várias outras atividades a partir de três eixos estratégicos: Arte Educação, Empreendedorismo Criativo e Cultura.

A inauguração será no próximo dia 6 de agosto, às 17h30, com exposição da obra do artista plástico e consultor Leopoldo Nóbrega. “Com um público interno de aproximadamente 12 mil pessoas em formação e convívio diário, o ambiente acadêmico reflete um sistema dinâmico e fértil ao novo”, observa.

Ceramista, consultor de moda e mercado, Leopoldo Nóbrega abre a programação do novo Espaço Cultural Fasa Unicap com uma exposição de 33 objetos de porcelana, pintados à mão e esmaltados com detalhes em ouro líquido fundido a 800 graus. A programação apresentará ainda mais de 50 pictoplasmas (criações) da série Companheiros de Viagem. Será realizado também um laboratório criativo de modelagem em argila, no dia 16 de agosto, das 14h às 17h. A atividade, aberta ao público e gratuita, vai acontecer nos jardins da Unicap.

Formado em Química Industrial, Administração e Marketing, Leopoldo Nóbrega é um multiartista pernambucano que surpreende pela sua arte e pela capacidade de integrar conhecimentos tecnológicos e sensibilidade humanista. Da moda à cenografia, ele tem um estilo marcado por traços fortes, contrastes, relevos e conceitos contemporâneos relacionados à Sustentabilidade, Eco Arte Educação, Economia Criativa, Autoralidade e outros.

Aos 41 anos de idade e 27 de carreira, Nóbrega mergulha nos fundamentos da Arte Terapia e nos conceitos do psicólogo Carl Gustav Jung para dar vida a sua nova série de personagens fantásticos. “Jung acreditava que arquétipos de míticos personagens universais residiam no inconsciente coletivo das pessoas em todo o mundo, representando nossa evolução”, explica ele ressaltando que a exposição contará também com algumas esculturas em tamanho humano.

Além de ser o primeiro homenageado, Leopoldo atua como consultor do projeto da Fasa e será o curador das próximas exposições. Ele enfatiza que o modelo de gestão elaborado para o Espaço Cultural Fasa Unicap visa “um olhar de transformação através da arte. Um dos pontos fortes dessa ação é o diferencial de inovar dentro do campus com arte educação, apostando em uma nova sensibilização e novos olhares pela ótica da Economia Criativa”.

Fasa – O projeto foi desenvolvido pela Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), instituição de apoio à Unicap que celebra 40 anos de existência expandindo suas atividades a partir da integração da arte e cultura. A Fasa possui também um parque gráfico e uma loja com produtos institucionais da Católica.

A gestora da Fundação, Izabel Oliveira, ressalta o tom multicultural das exposições. “Cada artista convidado será o próprio tema da curadoria. Eles terão espaço livre para narrar sua trajetória através de exposição, publicação, workshops, eco galerias (mídias digitais) e produtos com séries limitadas. O público poderá mergulhar no universo dos artistas, suas ideias, técnicas e legado cultural, bem como vivenciar novas linguagens através dos laboratórios criativos com os próprios artistas ou adquirir produtos exclusivos”.