Professora do curso de Direito participa do 16º Simpósio Internacional da Sociedade Mundial de Vitimologia

A professora Fernanda Fonseca Rosenblatt, da graduação em Direito, acaba de chegar de Hong Kong, onde participou do 16º Simpósio Internacional da Sociedade Mundial de Vitimologia. Fernanda foi ao evento a convite da City University of Hong Kong para proferir uma das conferências plenárias (plenary session).

Sendo a única conferencista mulher e da América Latina, em sua conferência intitulada Victims of Domestic Violence and Restorative Justice in Brazil: Notes from the “Periphery” to the “World Centres” (“Vítimas de violência Doméstica e Justiça Restaurativa no Brasil: Notas da Periferia aos Países Centrais”), a professora apresentou alguns dos resultados de uma pesquisa recentemente concluída pelo Grupo Asa Branca de Criminologia.

A referida pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenada pela professora Fernanda e pelas professoras Marília Montenegro (PPGD/ UNICAP) e Carolina Salazar (ex-aluna de graduação e de mestrado da UNICAP), e já possui relatório completo publicado na página do CNJ.

Além de participar do evento como conferencista, Fernanda dividiu uma mesa redonda sobre LGBTfobia e Justiça Restaurativa com Dr. Robert Peacock (professor da University of the Free State, África do Sul), Júlio Paschoal (pesquisador do Grupo Asa Branca de Criminologia e mestrando da UFRJ) e Chit Ying Wendy (professora da City University of Hong Kong).

Em um Grupo de Trabalho sobre Violência Familiar, ela também apresentou artigo intitulado What do judges think about the application of the Maria da Penha Law: an attempted dialog with the judges sitting on all domestic violence courts located in seven Brazilian cities (“O que pensam as juízas e os juízes sobre a aplicação da Lei Maria da Penha: um princípio de diálogo com a magistratura de sete capitais brasileiras”), escrito em co-autoria com as professoras Marília Montenegro e Carolina Salazar.

Por ocasião do evento e como membra eleita do comitê executivo da Sociedade Mundial de Vitimologia, participou de várias reuniões do comitê, ao longo da semana, para decidir diversas questões, como a eleição do novo Presidente (Dr. Robert Peacock), sede do próximo Simpósio Internacional (a ser realizado em 2021) e a composição das comissões internas da referida Sociedade.

Fernanda foi escolhida para compor a comissão das Nações Unidas e, assim, ficará responsável por representar a Sociedade Mundial de Vitimologia na ONU em todos os eventos e consultas daquela Organização que digam respeito a direitos de vítimas na América Latina. Também foi eleita para compor a comissão de comunicação da Sociedade, na qual ficará responsável, dentre outras atribuições, pela organização dos livros a serem publicados pela Sociedade, com seleção de artigos apresentados nos Simpósios de 2018 e 2021.