Boletim Unicap

Clínica da Unicap encerra oficina com idosos

Na tarde desta segunda-feira (05), foi finalizada a oficina “Envelhecimento Ativo”, realizada pelas alunas do 9º período de Terapia Ocupacional da Universidade Católia de Pernambuco, orientadas pela professora e supervisora de estágio na Clínica Corpore Sano, Mauricea Tabosa. Durante dois meses, cerca de dez idosos trabalharam as potencialidades criativas e desenvolveram habilidades, além de aprenderem a combater enfermidades típicas da idade.

A oficina faz parte da disciplina Saúde do Idoso, que é complementar ao curso. A oficina foi dividida em quatro módulos: Leitura e memorização, jogos de raciocínio e lógica, expressão corporal e artes e criatividade. Os idosos participantes foram pessoas já cadastradas na clínica e familiares de funcionários da Unicap.

No último dia do encontro, foi abordado o tema das doenças que se aproximam com o passar dos anos, como artrite, artrose, diabetes, a falta de memória e pressão alta. Depois da explanação, os idosos apresentaram trabalhos muito criativos, a exemplo, da aposentada Cristina Farias, 61, que criou um livro, bem colorido, com recortes de revistas e hidrocores, retratando o processo da diabetes, o que causa o problema, as mudanças que ocorrem no corpo, a alimentação que favorece o aparecimento da doença e como tratar. ” Essa oficina melhorou minha autoestima. Todas as vezes que vinha à clínica, chegava feliz, porque sabia que iria gostar do que faria por toda a tarde”, afirmou Cristina.

Para a aluna de Terapia Ocupacional Mariana Cavalcanti, 20 anos, a experiência adquirida vai ajudar bastante na conclusão do curso. ” Já estamos quase acabando todo o curso, e tudo é válido como experiência para levarmos para a vida profissional. Trabalhar com pessoas idosas está sendo muito gratificante, pois não é só eles que estão aprendendo, nós também”, disse a aluna, que é estagiária da clínica.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário