Serviço de Orientação à Filiação Adotiva da Unicap lança segundo livro

No mês de maio, uma data para lembrar a importância das crianças terem o direito de conviver em família: o dia 25. No Brasil, a data é dedicada ao “Dia Nacional da Adoção”. O direito à convivência familiar e comunitária é um direito previsto no Artº 227 da Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para reforçar a importância do ato de adoção, o Serviço de Orientação à Filiação Adotiva do curso de Psicologia da Unicap (SOFIA) lançará no dia 30 o seu segundo livro, que tem a coordenação da Profª Drª Edilene Queiroz e da Profª Drª Edneide Maria da Silva.

A obra batizada de “Adoção, Filiação e Práxis” traz a discussão sobre a clínica da adoção, a partir das novas configurações da famílias adotivas; a escuta do desejo de filiar; a especificidade da dinâmica psíquica na adoção de crianças maiores; e os desafios comportados por esta clínica. Além disso, algumas novidades. Entre elas, trabalhos de pesquisas desenvolvidas, em sua maioria, por professores e discentes do Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco. No livro anterior, “A Clínica de Adoção”, a maioria dos autores era de outros estados do Brasil.

Outra novidade, é que essa segunda obra do SOFIA não só traz uma reflexão sobre a adoção no Brasil, mas também da França. A partir de algumas conexões com universidades francesas, o livro possui três publicações na língua estrangeira.

“Adoção, Filiação e Práxis” conta ainda com um artigo da renomada juíza do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias, conhecida por sua luta e trabalho sobre adoção por casais homoafetivos. “Esse tema da adoção tem uma relevância por si só porque existe crianças que estão em casas de acolhimento e essas crianças precisam ter, de alguma forma, uma constituição familiar”, ressalta uma das organizadoras do livro, a Profª Drª Edilene Freire de Queiroz. “A gente sabe que existem certas situações de adoção que as pessoas adotam não por um processo de filiação, mas, para fazer uso da criança para outras finalidades”.

Uma das organizadoras do livro; Profª Drª Edilene Freire de Queiroz

SERVIÇO

O lançamento de “Adoção, Filiação e Práxis” acontecerá no dia 30 de maio, às 17h, no Salão Receptivo do Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco. O evento é gratuito e contará com a presença do Juiz Élio Braz da 2ª Vara da Infância e da Juventude. O magistrado fará a apresentação do livro, além de comentar a última lei de adoção sancionada no final do ano passado.