Participantes do Católica In 2018 ficam por dentro das tecnologias aplicadas à Engenharia Civil

O segundo dia da 12ª edição do Católica In foi dedicado ao CCT (Centro de Ciências e Tecnologias). Muitos estudantes de escolas públicas e privadas deixaram a sala de aula à tarde para ficar por dentro do dia a dia dos profissionais formados em cursos como Arquitetura, Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, e as Engenharias Ambiental, Civil, de Produção, e Química.

Todos os cursos do CCT ofereceram oficinas para os estudantes do Ensino Médio. Quem optou por Engenharia Civil, pôde acompanhar os avanços tecnológicos e suas contribuições para o profissional. Para isso, foram criadas as oficinas de “Aplicação do Autocad na Engenharia Civil” e a “Utilização das Geotecnologias no apoio à Engenharia Civil: a evolução no Recife passado e futuro”.

Na primeira, os estudantes aprenderam a utilizar o software de desenho Autocad, manuseado por muitos engenheiros e arquitetos. “A gente mostrou o início da engenharia, como faz a modelagem dos sólidos, e também mostramos como é a modelagem final de uma casa. Eu espero que eles tenham ficado encantados”, conta animada a professora do curso de Engenharia Civil e coordenadora da oficina, Marta Rolim. Já sua monitora, Mayara Karine, vê o Católica In como “uma oportunidade dos estudantes verem realmente um pouco o que o curso está trazendo para não terem decepção e muitas vezes começar e não conseguir terminar a graduação”.

Já na segunda oficina, os alunos viram que os problemas no Recife, como enchentes e deslizamentos de morros, podem ser minimizados com planejamento eficaz auxiliado à tecnologia. “A gente falou um pouco das tecnologias utilizadas na parte de levantamento, mais voltada para a engenharia civil, bem como, dos problemas que estão acontecendo hoje, reflexos de planejamentos anteriores”, explica o professor de Engenharia Civil e coordenador da oficina, Diego Maya. Ele também contou com a ajuda de um monitor para passar aos estudantes do 2º grau a noção da utilização da tecnologia no trabalho do engenheiro. Para o monitor Matheus Cordeiro, “o Católica In é necessário porque os estudantes têm um primeiro contato de fato com a profissão. Eles vão poder dizer: ‘é isso mesmo que eu quero para mim?’, então é extremamente importante porque aqui eles tiram suas dúvidas”.

Confira abaixo o que os estudantes do Ensino Médio acharam das oficinas do curso de Engenharia Civil: