Curso de Fisioterapia recebe ação do Crefito-1 e arrecada alimentos para o INCD

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na manhã desta sexta-feira, dia 27, no Auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A, a ação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região, Crefito-1, com o tema “Da Proteção ao Profissional à Garantia do Cuidado ao Paciente”.

O evento foi uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Científico e de Educação da Fisioterapia (CDCE) do Crefito-1 com o curso de Fisioterapia da Católica, e teve inscrição gratuita. Os organizadores solicitaram dos participantes a doação de um quilo de alimento-não perecível, para ajudar o Instituto Universal, Integrando a Criança com Deficiência, INCD.

Cristiano Nascimento, Bruno Melo, Flávio Andrade e Silano Barros (em pé)

Participaram da mesa do evento, o presidente do Crefito-1, fisioterapeuta Silano Barros; o representante do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco (Sinfito/PE), Cristiano Nascimento; o representante da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física em Pernambuco (Sonafe/PE) e professor do curso da Católica, Bruno Melo, e o integrante da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) e, também, professor do curso da Católica, Flávio Andrade.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unicap, professora Cristiana Almeida, o evento que aconteceu pela primeira vez na Universidade teve a intenção de criar um ambiente de discussão, mostrando as ações que cada entidade da classe profissional tem feito, e o porque da importância do engajamento dos acadêmicos desde cedo. “A importância, para os alunos, é eles conhecerem seus direitos e deveres quanto futuros profissionais”, destacou.

O presidente do Crefito-1, Silano Barros, falou sobre a importância do conselho profissional. “A função primordial de um conselho profissional, de qualquer profissão que seja, é garantir a ação profissional junto à comunidade. Ofertar à população aquela profissão de qualidade. Então, dentro desse contexto, o conselho normatiza a profissão, fiscaliza e funciona como um tribunal de ética. Em princípio, o conselho fiscaliza e normatiza a assistência, a atividade profissional. A universidade, a academia, não é fiscalizada pelo conselho, quem fiscaliza é o MEC. Mas é aqui onde estão os nossos futuros profissionais. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (Crefito 1), que envolve duas profissões a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional e quatro estados, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, criou uma Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação (CDCE). Por meio da CDCE a gente se aproxima das Instituições de Ensino Superior (IES) na tentativa de criar uma parceria onde o Conselho se apresenta para orientar os futuros profissionais sobre a normativa da profissão, sobre postura ética e tudo mais e, ao mesmo tempo, em contrapartida, a gente faculta a instituição todas as oportunidades para que a gente possa andar juntos. É uma troca entre a IES e o Crefito 1, onde ambos visão preparar sempre o melhor profissional para o amanhã” explicou o fisioterapeuta Silano Barros.