Unicap recebe movimento Abril Verde em parceria com o Ministério Público do Trabalho

Foto: Mariana Banja – Ascom MPT-PE

Quem passar pelo hall da Biblioteca Central da Católica terá a oportunidade de acompanhar uma exposição fotográfica que alerta para os riscos de acidentes de trabalho e a importância de preveni-los. A iniciativa promovida pelo Ministério Público do Trabalho em todo o Brasil faz parte do movimento Abril Verde.

São 23 imagens produzidas por vários fotógrafos que retratam as dificuldades de trabalhadores expostos a acidentes no local de trabalho. Hoje à tarde (10) a diretora em exercício da Biblioteca, Alba de Sousa Valério, a bibliotecária Ana Beatriz Nascimento, a assessora de Integração Comunitária, Profª Verônica Brayner, e a coordenadora do curso de Jornalismo, Profª Drª Carla Teixeira, receberam a Procuradora Chefe do MPT em Pernambuco, Adriana Gondim, e a procuradora do Trabalho Gabriela Maciel.

A articulação para trazer a exposição para a Unicap partir do curso de Jornalismo. “É importante estreitar o relacionamento da Universidade com as instituições. É importante que não só os alunos de Jornalismo, mas os de outros cursos possam ir conhecer o trabalho da Procuradoria”, ressaltou Carla.

Gabriela Maciel, da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e uma das responsáveis pela campanha, destacou  a relevância de trazer a campanha para a Católica. “A Universidade é um ambiente perfeito para divulgar o movimento”. Ela apresentou dados preocupante sobre a situação dos acidentes de trabalho no País e no Estado.

“De 2012 até hoje, aqui em Pernambuco, temos um acidente fatal a cada cinco dias. No Brasil, um acidente fatal a cada 48 segundos. É algo semelhante a uma situação de guerra, sem contar o custo previdenciário com os benefícios por afastamento. A prevenção não é um gasto, mas um investimento”, destacou a procuradora do trabalho.