Boletim Unicap

Alegria e emoção na colação de grau do CTCH e CCS 2017.2

Fotos: Fátima Dantas/DGE

Quem foi ao Teatro Guararapes na noite desta quarta-feira (31) não teve como ficar indiferente à euforia dos 372 formandos dos cursos ligados aos centros de Ciências Sociais (CCS) e de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). A colação de grau reuniu famílias inteiras e amigos dos concluintes num clima de alegria e confraternização.

O momento ecumênico celebrado pelo Padre Marcos Gomes de Luna e pelo representante das igrejas evangélicas Gerson Arruda (ambos professores da Católica) ganhou um significado especial quando eles convidaram a plateia a acender as lanternas dos celulares para representar a luz de Deus. Karol Menezes, da Pastoral da Unicap, entoou cânticos religiosos. A emoção ficou ainda mais forte quando a formanda Amanda Silva Nascimento e seus pais subiram ao palco para a bênção dos anéis.

A mesa foi composta pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Riberiro Cirne; pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; pelo diretor do CTCH, Prof. Dr. Danilo Vaz; pelo diretor do CCS, Prof. Dr. Silas Pacheco Figueira; e pelos coordenadores de cursos.

Camisas – O MPB Unicap preparou um show especial para o evento. Tanto os integrantes do grupo musical formado por alunos, ex-alunos e professores, quanto os funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE), setor que prepara os diplomas, estavam vestidos com camisas de cada um dos cursos da Universidade. Eles fizeram uma saudação especial ao público num rápido desfile.

A identidade visual criada pela Agência de Publicidade Iluztrar foi apresentada também num vídeo e o público poderia comprar as peças que estavam expostas num stand da Fasa localizado na frente do Teatro Guararapes. O movimento foi intenso antes e depois da solenidade.

Na saudação inicial, Padre Pedro destacou a identidade comunitária da Unicap destacando que o evento contava com a participação de vários ex-alunos a exemplo de Mariana Maia, ex-aluna de Letras que cantou o Hino Nacional acompanhada pelo saxofonista Alexandre Delamare, concluinte do curso de Engenharia Química. Durante a execução do hino as bandeiras do Brasil, Pernambuco e da Unicap foram conduzidas pelos concluintes André Felipe de Souza Menezes; Camila Emanuelle da Silva; e Ana Claúdia Nascimento Ferreira.

A oradora que representou os formandos foi Roberta Cristina Sales da Silva. Ela procurou fazer uma síntese das alegrias e dificuldades que o período na Universidade representou para a turma. “Somos frutos de suor e esforço da nossa família. Muitos de nós, filhos de pais que não tiveram a oportunidade de estar numa universidade, muito menos privada. Precisamos lembrar todos os dias que hoje já somos privilegiados. E temos o dever de exercer funções sociais de combate à desigualdade”.

Logo em seguida, o Prof. Dr. Newton Cabral (da graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião) prestou uma homenagem às famílias cantando a música Sonho Impossível.

O professor Danilo Vaz parabenizou os formandos e às famílias pela conquista. Ele citou o Papa Francisco ao estimular a esperança entre os novos formandos. “Sonhem com os olhos abertos”. Danilo também falou de expectativas, realizações, futuro e da identidade humanista da Unicap. “A Universidade Católica de Pernambuco sonha sempre em ser um laboratório de humanismo, uma Universidade onde as ciências dialogam com os outros saberes”.

Entrega do anel – O juramento foi conduzido pelo laureado do curso de Bacharelado em Filosofia, Allysson Pereira de Almeida. Já quem subiu ao palco para a entrega do anel, representando todos os formandos, foi a formanda Luana Valentim Freitas e sua madrinha (e avó) Maria Clissoel Valetim.

Os demais laureados foram Thiago Azevedo (Licenciatura em Filosofia); Josenilson Ferreira da Silva (Licenciatura em História); Marison Ranieri Rodrigues de Freitas (Licenciatura em Letras Português e Inglês); Irislane Ana da Silva (Letras Português e Espanhol); Raiana Carla da Silva (Pedagogia); Marília Maria Barbosa de Sousa (Administração); Mateus Cunha de Ataíde (Ciências Contábeis); Fábio Henrique de Assis Lita (Ciências Econômicas); Ingrid da Silva Cavalcante (Jornalismo); Bruna de Araújo Sobrinho (Publicidade e Propaganda); João Weverton Diego de Almeida (Serviço Social); e Rafaela Boa Viagem da Silva (Fotografia).

Discurso do Reitor – Em seu pronunciamento, Padre Pedro se inspirou na poesia de outro ex-aluno jesuíta, Carlos Drummond de Andrade. Os versos de Uma Canção Amiga foram declamados pela cantora do MPB Unicap Natércia Dantas (ex-aluna) e se intercalaram ao seu discurso que celebrou os 75 anos do projeto universitário da Unicap, a serem celebrados em 2018. À medida que Padre Pedro falava, imagens de Drummond e fotos da Universidade apareciam no telão.

Padre Pedro ressaltou ainda “a maturidade institucional para enfrentar os desafios de qualidade e surpreender com a capacidade de inovação da Unicap”. Falou também da “missão heroica em manter o compromisso de oferecer cursos de Licenciatura e destacou ainda três palavras: gratidão “às famílias e às equipes da Universidade pela realização do evento), sabedoria “em saborear a grande conquista que estamos celebrando” e brasilidade: “esqueçamos as imagens de corrupção e nos orgulhemos do país que somos e que este novo venha com os novos profissionais que aqui se formam”.

Como exemplo de superação de crises, Padre Pedro contou a história do ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo da Católica, Ednailton Félix. O jovem estudou no Liceu Nóbrega, entrou na Unicap pelo Prouni e fez mestrado na França pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a visita de Ed à Unicap.

“Que vocês nunca deixem de acreditar em seus sonhos, inclusive aquele que parecem mais impossíveis”, disse Padre Pedro agradecendo aos formandos e às famílias “por terem apostado na Unicap”. Num outro trecho do discurso, ele voltou a citar Drummond.

Ao final, Padre Pedro convidou os formandos para continuarem estudando na Unicap ao anunciar que cada concluinte tem 20% de desconto nos cursos de especialização e MBA´s que se iniciam neste semestre 2018.1. “E se vocês quiserem voltar por outro motivo, apareçam para ver pelo menos os patos e o pavão”, concluiu ele provocando risadas do público.

“Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as coisas dessa vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Desejo que os amigos sejam mais simples, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tanta coisa, mas nada seria suficiente. Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo de sua felicidade”.

O encerramento foi marcado ainda pela execução do hino de Pernambuco pelo MPB Unicap na voz de Surama Reis com a participação de passistas de frevo. Ao final do hino, todos jogaram os capelo para o auto simbolizando o fim da colação.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário