Pais e acompanhantes dos feras participam de programação especial no segundo dia do Vestibular 2018.1

Enquanto os feras de Saúde estavam fazendo as provas do Vestibular 2018.1, na manhã deste domingo, seus pais e/ou acompanhantes participaram de uma programação especial, na Biblioteca da Universidade. Foram oferecidas 19 atividades, distribuídas em oficinas, rodas de diálogo, apresentações artísticas, serviços de saúde, momento de oração, exposições e informações sobre cursos, matrículas, bolsas, financiamentos e intercâmbio, além de um café da manhã. As atividades da Jornada Portas Abertas, como o evento é chamado, foram planejadas e executadas por professores, alunos, ex-alunos, gestores e funcionários, em uma iniciativa conjunta entre Centros e diversos setores da instituição.

A agricultora Lucicleide Ferreira da Silva, 42 anos, acordou cedo. Ela veio de Buíque, com a ajuda da prefeitura do município, para acompanhar as filhas gêmeas Ana Clara e Ana Cláudia, 19 anos, candidatas ao curso de Medicina. As duas são alunas da Escola Vigário João Inácio e são muito estudiosas. Lucicleide é mãe de 11 filhos. A mais velha é formada em Matemática. A luta é grande. O sustento da família vem em parte do Bolsa Família. O marido de Lucicleide é doente, faz hemodiálise com frequência. Mas ela sempre acreditou que por meio da educação seus filhos vão vencer na vida.

Domingos Sávio, professor do IFPE e pai da candidata ao curso de Medicina Júlia Renata, elogiou a Jornada de Portas Abertas. “É muito gratificante nós chegarmos aqui na Unicap e sermos bem atendidos. A Católica realmente valoriza as pessoas. O que a gente observa é que vocês têm uma forma especial de receber não só os filhos como os pais também”, enfatizou

Tomaz de Aquino, jornalista formado pela Católica, acompanhou na manhã deste domingo a filha, Bárbara Thomaz, candidata ao curso de Medicina, e ficou surpreso com a recepção que a Universidade preparou para os pais e acompanhantes dos feras. “É uma inovação, uma nova forma de agregar valor. É uma oportunidade de reunir diversos pais de vestibulandos, que juntos podem dividir suas ansiedades e suas angústias. Faz-se amizade, cria-se novos contatos, estabelece-se novos relacionamentos. Acho louvável a iniciativa. A direção da Católica e o Reitor estão de parabéns”, destacou.

O empresário Luidson Lino é ex-aluno da Católica e aproveitou a Jornada de Portas Abertas para aguardar o filho que fez prova para Medicina. “Eu acho essa iniciativa extremamente importante. Para mim, tem um sabor um pouco diferente. Como sou ex-aluno, a gente fica com saudade e a Universidade tem uma estrutura espetacular. A torcida lá em casa está grande para que meu filho realmente venha para cá”.

A copeira Cláudia Chagas trouxe a filha para prestar o vestibular da Unicap. Achou a iniciativa de acolhimento da Católica um diferencial. “A Unicap está fazendo a diferença, principalmente para mim, já que isso é novo na minha vida. Geralmente, a gente fica aguardando lá fora, no sol, muitas vezes não temos nem onde sentar e vocês estão dando todo o acolhimento para que a gente possa se sentir melhor”, elogiou.

O engenheiro civil Sílvio Ronaldo Moraes levou uma hora e meia para chegar à capital pernambucana. Ele veio da Paraíba trazer o filho, fera de medicina. Um médico da família foi quem os indicou a Universidade Católica. “Ele falou do clima, da localização e do acolhimento da Universidade e eu gostei, estou gostando daqui, do ambiente”, frisou.

Walker Morango, gerente de vendas, recebeu a neta que veio de Minas Gerais prestar o vestibular de Medicina. “Ela disse: vovô quero ir pro Recife, quero fazer o vestibular aí.” O vovô que veio pela primeira vez à Universidade adorou. “A Católica me encantou, fiquei muito feliz ao entrar aqui”, ressaltou.