Coordenador e aluna do curso de Publicidade e Propaganda participam do Intercom 2011

O coordenador e professor do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay, vai coordenar uma das mesas do GP de Publicidade e Propaganda no 23º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). A mesa com o tema “A comunicação mercadológica e seus apelos para o consumo: estudos de campanhas” acontecerá na manhã do dia 6 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e trata de questões importantes sobre os estímulos presentes na propaganda e sua relação com as marcas e produtos.

O professor também estará presente na mesa “Marca, Internet e entretenimento” com o trabalho “Jogos Sociais e Publicidade: Um Novo Suporte Persuasivo Através das Redes Sociais”, realizado em conjunto com a professora da UFPE Karla Patriota. Duguay, que também dá aulas no curso tecnológico de Jogos Digitais, destaca o caráter interdisciplinar deste trabalho: “Desenvolvemos um artigo que funde os estudos realizados para jogos digitais com a análise deste suporte para mensagens publicitárias”, afirma. O trabalho destaca a força da IGA (In Game Advertise – publicidade em jogos eletrônicos) na indústria mundial da publicidade, que em 2009 investiu US$ 1,8 bilhão nesta modalidade de propaganda.

O coordenador também participará do Intercom Júnior como orientador do trabalho da aluna Marcela Maione Bianchi, do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda. O trabalho da aluna trata do merchandising editorial na série americana Heroes, além de mostrar como as empresas utilizam este formato para driblar o avanço dos downloads como forma de consumo de programas televisivos. “Quando colocamos propaganda no intervalo comercial, este não é visto por quem usa a internet para baixar os episódios. A mensagem publicitária imersiva do merchandising pega todos aqueles que assistem ao seriado – via internet, televisão paga e aberta”, explica Duguay.

Intercom – Fundada em 1977, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – é uma associação científica sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para a formação de modelos de análise da comunicação adequados com a sociedade e a cultura brasileiras. Seu congresso anual já está na 23ª edição, realizado em diversas universidades do país e é o principal encontro internacional de pesquisa nas diversas áreas de comunicação realizado no país.