Adido da Embaixada dos EUA visita Unicap e discute parcerias

Na última quinta-feira (7), o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco recebeu a visita do Adido de Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Mark A. Pannel, juntamente com o Cônsul de Diplomacia Pública no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, Daniel Stewart, e a Assessora de Comunicação do Consulado, Joanna Ferreira. Na oportunidade, a coordenadora do curso de Jornalismo, Carla Teixeira, e o  coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas, professor Juliano Domingues, receberam a  comitiva.

Num primeiro momento, aconteceu um tour pelas instalações voltadas ao curso de Jornalismo: laboratório de redação, laboratório de rádio, televisão, fotografia e etc.  Foi apresentado o que a Universidade oferece para o desenvolvimento da formação do seu aluno. A visita terminou com uma reunião, na qual a Embaixada Americana se mostrou interessada em conhecer o atual perfil do graduando de Jornalismo e de que forma os estudantes estão lidando com as mudanças da comunicação.

O curso de Jornalismo da Unicap sofreu alteração na grade curricular para se adequar às novas diretrizes homologadas pelo Ministério da Educação e Cultura em 2013. Já em 2015 o novo currículo foi implementado. “Com a crise no mercado tradicional de jornalismo, muitos estudantes têm começado a empreender desde a sala de aula. A Universidade tem mostrado os caminhos e dado ênfase ao empreendedorismo”, explicou Juliano Domingues.

Segundo Mark Pannel, há um interesse muito grande, por parte da missão diplomática, em desenvolver trabalhos voltados para o empreendedorismo social. “Eu trabalhei com empreendedorismo social em Portugal. Existem vários modelos de como desenvolver isso. É preciso criar projetos e se planejar. Podemos pensar a melhor forma de trabalharmos juntos nessa área”.

O saldo que fica dessa visita é de uma semente plantada para novos projetos e parcerias futuras. A comitiva foi convidada a retornar à Universidade em março de 2018, quando acontece a Semana de Abertura do Mestrado em Indústrias Criativas.