Calendário sobre empreendedores que fizeram história em Pernambuco é lançado na Católica
|Foi lançado na noite do dia 6 de dezembro, no Auditório Dom Helder Camara, da Universidade Católica de Pernambuco, o calendário “Empreendedores que fizeram história em Pernambuco”, de autoria do professor e pesquisador da Unicap e consultor em cultura e história de empresas, Prof. Dr. Luís Carvalheira de Mendonça.
A Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, na ocasião representou o Pró-reitor Comunitário, coordenador do Instituto Humanitas Unicap – IHU, e apoiador da obra, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, cumprimentou os presentes e disse que alguns personagens do calendário havia conhecido pessoalmente. Comentou que estava feliz com esse registro e citou que ficou emocionada com o relato sobre o criador do Guaraná Fratelli Vita, Sr. Miguel Vita, cuja fábrica ficava na frente do bloco J, porque seu pai havia trabalhado lá. Em seguida, passou a palavra para Padre Marcos Mendes, na ocasião representando o Instituto Humanitas Unicap.
Padre Marcos manifestou sua alegria em recordar estas personalidades, nesse momento de celebrações, como os 75 anos da Universidade Católica de Pernambuco. “Neste ano em que estamos concluindo o bicentenário da Confederação do Equador, a gente tem muitas razões para celebrar fatos que orgulham o estado de Pernambuco. E o Instituto Humanitas participa dessas atividades com bastante alegria e agradecido pelo empreendimento do professor Carvalheira”, agradeceu.
Em seguida, o autor da obra, professor Luís Carvalheira de Mendonça, começou sua fala agradecendo ao Padre Lúcio Flávio e a Valdice Dantas, chefe da Divisão de Pessoal da Universidade e funcionária com mais tempo de casa.
“Esse trabalho foi de persistência, há um ano venho batalhando para publicá-lo. Encontrei vários obstáculos e Deus me colocou, novamente, no caminho do Humanitas, com o qual eu já havia feito um trabalho. Encontrei Padre Lúcio e aí ele teve a sensibilidade, na hora, de apoiar e envolver-se pessoalmente no projeto, de tal forma, que ele mobilizou a nossa Valdice Dantas. Ela é uma das autoras do texto sobre o nosso grande empreendedor, fundador da Universidade Católica, podemos dizer assim, Padre Abranches. Por isso, peço uma salva de palmas para Valdice”.
Professor Carvalheira agradeceu também ao fotógrafo James Solon, autor da foto cedida para ilustrar a capa do calendário; Virgínia Pernambucano de Melo, que escreveu sobre Duarte Coelho e Maurício de Nassau; Gustavo Arruda, que escreveu sobre Miguel Vita, e David Ricardo (in memoriam), falecido no ano passado, especialista em Delmiro Gouveia.
Segundo o autor, a ideia foi reunir empreendedores fundadores da história de Pernambuco, de DNA empreendedor, como Duarte Coelho e Maurício de Nassau, juntos com outros empreendedores que atuaram em diversas áreas, como negócio social, cultural e religioso.
A obra, uma pesquisa em formato de calendário, é composta por doze personagens, distribuídos nos meses de 2018, contento uma foto, um texto sobre sua vida e obra e duas imagens ilustrativas de seus feitos. Os personagens estão distribuídos da seguinte forma:
- Janeiro – Duarte Coelho, donatário da capitania Hereditária de Pernambuco;
- Fevereiro – Maurício de Nassau, governador do Estado, no período holandês;
- Março – Herman Lundgren, criador da Companhia de Tecidos Paulista e das Casas Pernambucanas;
- Abril – Delmiro Gouveia, criador do Mercado do Derby, pioneiro da industrialização do Nordeste;
- Maio – Antônio Ferreira da Costa Azevedo, proprietário da Usina Catende, a maior do Brasil;
- Junho – F. Pessoa de Queiroz, criador e presidente do Jornal do Commercio e da Rádio e Televisão de mesmo nome;
- Julho – Padre Abranches, primeiro diretor da Faculdade de Filososfia, semente da atual Unicap;
- Agosto – Dom Helder Camara, “O Dom da Paz” e Arcebispo Emérito de Olinda e Recife;
- Setembro – Miguel Vita, proprietário da Fábrica de Guaraná Fratelli Vita;
- Outubro – Fernando Figueira, fundador do Hospital IMIP, Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira;
- Novembro – José Rozenblit, criador da Fábrica de Discos Rozenblit, com selo Mocambo, dedicado à música nordestina;
- Dezembro – Luiz Gonzaga, “Rei do Baião” e “Pernambucano do Século XX”.
Outra coisa importante, segundo o autor, é que a obra está inserida no projeto Humanitas das comemorações dos 75 anos da Universidade Católica de Pernambuco, por iniciativa do Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap – IHU, Padre Lúcio Flávio Cirne, e ela situa a importância destes homens para Pernambuco, para construir o cenário, que se conhece, de cidade, da cultura e de produtos.
“A iniciativa inova, primeiro, no formato de pesquisa calendário, segundo, na abordagem de diversidade de empreendedores, não só homens de negócio e, em terceiro, por estar inserido no contexto dos 75 anos da Católica”, ressaltou o professor Carvalheira.
Acompanhe a galeria de fotos do lançamento da obra.