Curso de Fotografia participa do Festival Vox

Um festival para a cidade. Essa é a proposta do Vox, que acontece entre os dias 20 e 25 de novembro em vários pontos do Recife. A ideia é levar conhecimento e experiências sobre inovação social, artes, cultura, sustentabilidade, empreendedorismo, cidades inteligentes e indústrias criativas aos participantes, além de música e diversão com um show gratuito do cantor Lenine, no Parque Santana.

O curso de Fotografia da Católica participa do evento, na tarde do dia 24, com a realização de uma palestra sobre o projeto Adote um Sorriso, desenvolvido por alunos do curso num asilo, e de uma oficina de Light painting, ministrada pela coordenadora do curso, a professora Renata Victor.

De segunda a sexta-feira, a programação conta com workshops, laboratórios, palestras e compartilhamento de vivências em vários locais: Porto Social, na Ilha do Leite; Sinspire, no Bairro do Recife; Unicap, na Boa Vista; e Fablab, no Bairro do Recife. Artistas, ativistas e empreendedores sociais do Recife e de várias cidades do país vão compartilhar experiências  e inovações desenvolvidas para beneficiar comunidades e grupos específicos.

O evento é promovido pelo Porto Social, em parceria com a empresa social Verda Impacto Positivo, e conta com mobilização de voluntários da ONG Novo Jeito. Em sua quarta edição, o Vox, que antes era chamado de conferência e contava apenas com palestras, passou a ter o formato de “festival” ao estender a programação para toda a cidade. “Percebemos a necessidade de criar algo mais abrangente, para que todos pudessem participar, independente de idade, condição financeira, escolaridade ou classe social. O Festival reúne todas essas características e amplia sua capacidade de levar as pessoas a entender as possibilidades de inovação social, seja de maneira simples, nas comunidades, ou com recursos intelectuais e tecnológicos. Cuidar da cidade com criatividade é algo acessível a todos”, acredita Fábio Silva, presidente do Porto Social.

Mais informações pelo www.festivalvox.com.br.

Histórico:

A primeira edição do Vox aconteceu em 2013, no Teatro Guararapes. Os participantes puderam se inspirar com palestras nacionais e internacionais de profissionais que estão fazendo a diferença na sua área de atuação, como a médica Vera Cordeiro, do projeto Saúde Criança, que luta para evitar doenças básicas em comunidades carentes; o juiz da vara criminal do Rio de Janeiro, Carlos Figueiredo, reconhecido por sua atuação humanizada na vara de execuções penais; e o ativista Chileno Julian Ugarte, reconhecido internacionalmente por incentivar a habitação digna em comunidades da América do Sul.

Nos dois anos seguintes (2014 e 2015), a conferência aconteceu em formato de arena na Cachaçaria Carvalheira, reunindo palestrantes nacionais e internacionais, como o deputado americano Ako Abdul Samad, que perdeu um filho na guerra de gangues no estado americano de de Iowa, mas se tornou um dos principais aliados de Barack Obama na luta contra a violência racial; e o artista plástico Bob Bates, que criou um projeto social de incentivo as artes na California, apoiado pela Disney.

(vídeo de uma das edições do evento:

https://www.youtube.com/watch?v=nnvUSb4qQwQ  )

Porto Social:

O Porto Social é a primeira incubadora de projetos sociais do Brasil. Criada no bairro da Ilha do Leite em maio de 2016, incuba 50 projetos sociais a cada ano, oferecendo mentorias e qualificação profissional para que as iniciativas possam ter gestão profissional como empresas.

www.portosocial.com.br

Patrocinadores

O evento é realizado pelo Porto Social com mobilização da ONG Novo Jeito. O festival conta com o patrocínio da Neoenergia, Ícone e Nagem.  A Prefeitura do Recife oferece apoio institucional. Outros apoiadores: 2G Turismo, Ecohus e Publi Gráfica.

Programação:

O Poder da Mobilização Social

Novo Jeito + Transforma Recife+ Porto Social + Mete a Colher

Mediação: Fábio Silva

Local: Porto Social

Laboratório de Criação de Projetos de Impacto

Verda Impacto Positivo

Local: Porto Social

Intervenções Artísticas como Plataforma de Impacto
Plante Amor + Pimp My Carroça + Cores do Amanhã
Mediação: Rafa Mattos

Local: JUMP

14h:

Workshop: Negócios Sustentáveis: Como Criar Valor e Garantir a Perenidade?

Facilitação: Líderes Pela Sustentabilidade

Local: JUMP

O Futuro do Trabalho

Novo Expediente + Saladorama + Mesa Coletiva

Mediação: Novo Expediente

Local: Sinspire

Workshop “Service Design”

Facilitação: Trampolim Academy

Local: Sinspire

As Cidades que Queremos

INCITI + Meu Recife + Neoenergia (?)

Mediação: Rodrigo Édipo

Local: Paço Alfândega (a confirmar)

Cultura Maker como Inovação Social

Facilitação: FabLab