Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem promove aula especial de Linguística Textual

Os doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Católica tiveram uma aula de Linguística Textual diferente na tarde desta quinta-feira (9). A disciplina ministrada pela coordenadora do PPGCL, Profª Drª Roberta Caiado, recebeu a visita da Profª Drª Angela Dionísio, aposentada da Universidade Federal de Pernambuco.

Angela e Roberta

Por meio de atividades lúdicas, ela apresentou novas maneiras de ensinar a temática de gêneros através de charadas, montagem de quebra-cabeças artesanais de madeira e brincadeiras com letras que ela chama de objetos de ensino. As peças compõem um kit guardado numa caixa de madeira que pode ser adquirido por professores.

“Não se trata de método nem de técnica. O que eu estou fazendo é colocar em prática pensamentos, criar materiais para o ensino do dia a dia do professor para ajudá-lo em suas aulas. A partir de um quebra cabeça, você pode motivar atividades textuais, lúdicas e ao mesmo tempo atividades de produção de textos, de leitura. São atividades cognitivas e motoras por meio do pensar lúdico e do fazer linguístico”, explica Angela.

Idjane e Angela

As dinâmicas acontecem de maneira leve e informal, são chamadas de Café com Pós. A turma do PPGCL preparou um ambiente especial com cafés, chás, bolos, doces e salgados que podiam ser degustados ao longo da aula. “Foi uma experiência fantástica, extremamente dinâmica. Um material que a gente pode levar para a sala de aula, aplicar com aluno de qualquer nível. Como sou professora dos ensinos Fundamental e Médio, já comecei a pensar como posso trabalhar com meus alunos. Muito bom!”, disse a mestranda Idjane Mendes de Freitas.

De acordo com a professora Roberta Caiado, o material pode ser usado de várias maneiras. Entre elas para o ensino de gêneros textuais discursivos. “Pretendo aproveitar essas ideias já no semestre que vem com os graduandos de Letras. Todas essas formas que existem nessa caixinha, envolvem os formatos organizacionais de gêneros: história em quadrinhos, jogos de memória, quebra-cabeça. A partir do momento que estamos trabalhando com a ludicidade, nós estamos ensinando ao aluno o formato dos gêneros e a funcionalidade desse gênero em sala de aula”.