Católica e Prefeitura do Recife firmam parceria para criar game de combate ao machismo e à violência contra a mulher

O curso de Jogos Digitais da Católica e a Secretaria da Mulher da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) lançaram na noite desta sexta-feira (18), no auditório Dom Helder Camara, o edital do concurso do Programa Maria da Penha Vai às Escolas. A ideia é que estudantes da área desenvolvam um game que aborde as relações de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher e que o jogo seja difundido em escolas da rede municipal.

O concurso vai premiar os projetos vencedores em dinheiro. O primeiro lugar ganhará 14 mil reais. O segundo lugar ficará com 8 mil; o terceiro ganhará 4 mil reais; Já o quarto e o quinto colocados terão direito a 2 mil reais, cada um. Os jogos podem ser criados para rodar em PC´s, smartphones ou tablets na modalidade off-line (sem uso de internet).

O edital prevê ainda que o material deva ser inédito, não ser produzido por empresas. Além disso, o game deve ser ambientado no Recife e deve ter como personagem principal Maia. Ela foi criada pela equipe do Programa Maria da Penha vai às Escolas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 6 de novembro. O formulário e todas as regras do edital estão disponíveis no bit.ly/concursomariadapenha. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-8392.

O Brasil é o quinto país mais violento para as mulheres. Os feminicídios chegam a 13 diariamente. Os números são do Mapa da Violência de 2015 e do Ipea 2013. O estupro também é outra forma de violência que assusta e revolta. Somente na capital pernambucana foram registrados 342 estupros. Este ano, até 25 de junho, foram 165 ocorrências desse tipo de acordo com a PCR. Desse total de vítimas, as negras e pardas correspondem a 61%; brancas, 13%; e outros 26% não foram informados. Vale salientar a questão da subnotificação desses crimes.

Os dados foram apresentados pela gerente geral de promoção da cidadania das mulheres da PCR, Inamara Melo, durante o lançamento do concurso. “A tecnologia e a universidade precisam estar a serviço da sociedade para trabalhar o feminismo e as questões de gênero. Combater o machismo é um desafio”, disse ela.

O coordenador do curso de Jogos Digitais da Unicap, Prof. Anthony Lins, também destacou que o objetivo da iniciativa é utilizar uma ferramenta de entretenimento para combater a violência contra a mulher. “É um desafio imenso trazer um problema extremamente complexo para o universo dos games“, afirmou ele ao explicar que o jogo pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo.

Roda de diálogo – As questões relativas à igualdade de gênero e ao combate à violência contra a mulher que irão nortear os desenvolvedores dos games foram tema de uma roda de diálogo logo após a apresentação do edital. Participaram da conversa a presidente da União Brasileira de Mulheres em Pernambuco, Laudijane Domingos; a criativa da produtora Três Copas, Flávia Gomes, autora da personagem Maia; a diretora da União dos Estudantes de Pernambuco, Manuela Mirela; e a videasta, integrante do Observatório da Mídia e Jovem Feminista, Lais Rilda. A mediação foi da própria Inamara Melo.