Professores do CCS participam do Encontro Docente

Esta segunda-feira (2) foi toda dedicada ao Encontro Docente – evento que reuniu os professores de diversos centros da Universidade Católica de Pernambuco. À tarde, com o objetivo de discutir as alterações previstas para o calendário 2010.2; receber informações com relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional e planejar a comemoração dos 60 anos da Unicap, os professores e coordenadores do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Católica se reuniram no auditório da Unicap Júnior.

Leonel Ferreira, diretor do CCS

O diretor do Centro de Ciências Sociais, Leonel Morais, falou de como é importante os professores e coordenadores de curso estarem envolvidos neste processo de planejamento. “Se não existissem essas reuniões, os professores estariam apenas cumprindo ordens da administração. Acho muito importante eles se engajarem na construção desse planejamento de maneira participativa, pois  podem se identificar dentro de cada uma das propostas sugeridas.”

Leonel também explicou as principais mudanças previstas para o calendário do segundo semestre – entre elas, alterações referentes a atividades extraclasse e comemoração dos 60 anos da Unicap.“O Encontro Docente do CCS transcorreu em clima de integração. Estão todos engajados para propor novidades”. Em seguida, Cézar Cerqueira, da Assessoria de Planejamento da Católica, fez uma exposição sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade no período de 2011 a 2016, já iniciado em 2010 com a participação e avaliação dos professores e funcionários.

Depois da reunião, os professores dos cursos do CCS (Jornalismo, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Serviço Social, Publicidade, Relações Públicas, Eventos, Fotografia, Gestão em Turismo e Jogos Digitais) se reuniram em grupos para organizar, no calendário, as atividades extraclasse e propor outras que se enquadrassem às comemorações dos 60 anos da Universidade.

Antônio Mercês, professor de Administração

O coordenador do curso de Administração, Antônio Mercês, falou de algumas sugestões para o período de comemoração, que vai desde setembro de 2010 ao mesmo mês de 2011. “Pensamos em atividades que também se enquadrassem }às comemorações dos 40 anos do curso de Administração. Uma das ideias propostas foi a construção de um documentário que fizesse uma retrospectiva de 1951, ano em que a Católica iniciou, sob a ótica política, econômica e cultural da cidade do Recife”, contou.

Além disso, os professores de Administração também pensaram na realização de uma mesa-redonda com ex-alunos e ex-professores da Unicap. “A ideia seria trazer esses ex-alunos, sejam eles empresários, executivos ou docentes de sucesso, que pudessem falar de como foi a experiência de estudar na Católica. Como a instituição os ajudou a crescer profissionalmente. Quem fazia sucesso na época em que estudava, como era o ambiente, a estrutura da Unicap, por exemplo. Assim como os ex-professores.”

O professor Mercês finalizou reafirmando a importância que o Encontro Docente tem para o desenvolvimento e sucesso da instituição, principalmente por causa da participação de seus professores e funcionários. “Qualquer empresa só cresce de acordo com a competência de seus gestores, estabelecendo metas e compartilhando ideias”.