IV Mostra Curta Vazantes quebra recorde de filmes inscritos
|Os números comprovam o crescimento e a consolidação da IV Mostra Curta Vazantes: cinema em comunidade no calendário cultural daquela região do interior do Ceará. O evento recebeu 638 filmes nacionais e internacionais.
A curadoria montou a grade do festival de cinema, realizado entre os últimos dias 28 de junho e 1º de julho, com a exibição de 27 produções rodadas no Brasil e outras três películas da Bulgária, Espanha e França.
“A proposta curatorial da Mostra foi a de exibir filmes que estimulem a reflexão e valorizem a memória e a diversidade cultural brasileira, contemplando temas relevantes da sociedade contemporânea, novas linguagens e o compromisso com a sustentabilidade e inclusão sociocultural”, explicou o diretor da Pontilhado Cinematográfico e cineasta Leo Tabosa, responsável pela coordenação da Mostra.
Já o fotógrafo Danilo Galvão, ex-aluno do curso de Fotografia da Unicap, ministrou a oficina Como o corpo pode subverter as ideias? Esta atividade teve como objetivo a criação dramatúrgica através de jogos de construções a partir do improviso, estimulando a criatividade e a linguagem do corpo sensorial.
Documentário – O cinegrafista do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Alex Costa, produziu um documentário sobre os benefícios da pavimentação da rodovia CE-464, no entroncamento entre a CE-060 (Antônio Diogo) e a CE-359 (Ocara). A obra contemplou a população de Aracoiaba, Ocara, Redenção, Vazantes e localidades adjacentes, facilitando a tráfego no trecho. Alex, que também é fotógrafo, contou com a ajuda do morador de Vazantes Fabrício Silva. O documentário teve entrevistas com moradores que falaramm sobre os benefícios da estrada e o progresso que trará para a comunidade. O filme marcou o encerramento da Mostra Curta Vazantes.
Apresentações culturais – Durante a Mostra, os grupos culturais de balé clássico, a banda de música Padre José de Anchieta e a quadrilha junina Encanto Nordestino, da Fundação Fé e Alegria Vazantes, fizeram apresentações dentro das atividades comemorativas dos 12 anos de atuação do projeto Fé e Alegria Vazantes.
Além da realização da Pontilhado Cinematográfico, a IV Mostra Curta Vazantes teve como parceiros a Unicap, Fé e Alegria Vazantes e Fasa Gráfica. O evento teve apoio do Armazém Coral.