Boletim Unicap

Curso de História conta agora com Núcleo de Estudos de Gênero

Com a proposta de fomentar os estudos, pesquisa e extensão na área de gênero, o colegiado do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco aprovou a criação do Cactos – Núcleo Unicap de Estudos de Gênero. Com caráter interdisciplinar, objetiva promover o intercâmbio entre a Universidade,  a comunidade e outras instituições, por meio de atividade de ensino, pesquisa e extensão.

O Cactos é liderado pelo professor do curso de História da Unicap Walter do Amaral e conta com as participações dos pesquisadores da Católica Jarmeson Melquíades Soares, Maria Emília Vasconcelos dos Santos, Maruza Gabrielle Martins Campelo e Vamberto Gonçalves da Silva e da Universidade Federal de Uberlândia Michelle Silva Borges e Vera Lúcia Puga.

As atividades, abertas a alunos e professores de todos os cursos da Católica, estarão concentradas nas seguintes linhas de pesquisa: Gênero, religião e mídias; Gênero, poder e violência; e Gênero, cultura e raça/etnia. O núcleo já tem alguns projetos em desenvolvimento, a exemplo de “As narrativas do sagrado, suas comunidades, seus agentes , seus espaços e suas celebrações na história da sociedade brasileira da época republicana”, que tem como pesquisador responsável o professor Walter do Amaral; “Abolição e pós-abolição em Pernambuco: experiências, trajetórias e direitos” (1880-1910), encabeçado pela pesquisadora Maria Emilia Vasconcelos dos Santos; e “Nas páginas de ‘Maria’: a representação do gênero feminino na imprensa católica (Recife, 1922-1945)”, coordenado pelos pesquisadores Jarmeson Melquiades Soares, Maruza Gabrielle Martins Campelo e Vamberto Gonçalves da Silva.

Estão em andamento também o projeto “Gênero e cultura: descortinando sujeitos e violências”, liderado pela pesquisadora Vera Lúcia Puga; e “Por arquétipos coletivos e a ‘negociação’ da violência de gênero”, coordenador pela pesquisadora Michelle Silva Borges.

Mais informações pelo fone cactos.nuege@gmail.com

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário