Direito é o primeiro curso apresentado no Católica In 2017

O Católica In 2017 teve início nesta segunda-feira (22) com a programação toda voltada para o curso de Direito. Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco tiveram a oportunidade de assistir a um Júri Simulado, coordenado pelo professor Alexandre Nunes, e a uma Mediação Simulada, que teve como responsável a professora Karina Vasconcelos.
Os alunos de Direito simularam um Júri Popular, fazendo participantes do Católica In se envolverem com a atividade, interagirem e levando-os principalmente a compreender algumas das funções do profissional de Direito. A simulação do júri ocorreu baseada na acusação e defesa de um réu, acusado de homicídio, enquanto na mediação houve a simulação de uma briga entre amigos.
Alguns jovens que estiveram presentes compartilharam sobre a experiência de vir ao Católica In, pela segunda vez, para esclarecer dúvidas acerca das profissões. As alunas do 2º ano do Liceu de Artes e Ofício Gisele Maria e Kaline Katiane disseram que no ano passado conheceram o curso de Matemática “Foi maravilhoso. Conseguimos  esclarecer muitas dúvidas, mas voltamos este ano pra conhecer novos cursos, porque vai que escolhemos algo que não é o que realmente gostamos?”, frisou Gisele. Kaline comentou sobre o que sentiu ao assistir ao Júri Simulado. “Eu consegui me imaginar nessa profissão. Tenho muita curiosidade, sou muito argumentativa, gosto muito de comprovar as coisas, sempre faço o possível para provar que estou certa, por isso acho que combinou muito comigo essa profissão”.
A segunda atividade realizada foi a apresentação dos projetos científicos por alunos que fazem parte do Pibic, na área de Direito. Um dos trabalhos foi sobre “Acesso à Justiça dos vulneráveis cibernéticos no processo judicial eletrônico”, apresentado pelo aluno do 10º período de Direito  Pablo Medeiros. “O primeiro desafio que é muito interessante de trazer para o Católica In é adequar o tema a uma forma que seja acessível aos alunos do Ensino Médio, porque muitas vezes a gente tem uma tratativa da pesquisa de forma mais técnica. Então, precisamos analisar o tema e ver o que é interessante passar para os estudantes de forma a chamar a atenção deles para o nosso trabalho”, frisou.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca da Unicap e o Núcleo de Prática Jurídica. O evento acontecerá até o dia 26, a programação pode ser conferida no site: http://www.unicap.br/catolicain/blog/