Boletim Unicap

Católica sedia seminário nacional sobre a Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes

A Universidade Católica de Pernambuco e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estão sediando nesta segunda (22) e terça-feiras (23) o seminário Diálogo Nacional sobre a Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária, por meio de sua Secretaria Executiva – Associação Brasileira Terra dos Homens, juntamente com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, o Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Conanda), e com apoio do Gabinete Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop).

O seminário tem como objetivo promover um amplo diálogo nacional com atores do sistema de garantia de direitos que atuam na prevenção e proteção da garantia dos direitos de crianças e adolescentes na temática da Convivência Familiar e Comunitária. Ao longo dos dois dias, serão apresentadas boas práticas e reflexões em ações relacionadas a trabalho preventivo em comunidades, trabalho com famílias em situação de violência, acolhimento Institucional e familiar, justiça juvenil e a nova proposta de lei da adoção.

A abertura foi realizada na manhã desta segunda-feira no MPPE. A Católica foi representada pela coordenadora do Criança Esperança, Líder do Grupo  de Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Políticas Públicas da Unicap e professora do curso de Serviço Social, Profª Drª Valdenice José Raimundo. Ela abordou o tema “Os Desafios do Diálogo da Área social com a Saúde e a Educação, na mesa que debate “Prevenção e a Convivência Familiar e Comunitária”.

Participaram também como palestrantes, na manhã desta segunda-feira, a diretora executiva da Associação Brasileira Terra dos Homens, Secretaria Executiva do Movimento Nacional CFC – Rio de Janeiro/RJ, Claudia Cabral; a coordenadora dos Conselhos Municipais da Regional Litorânea II – UNCME/RJ. (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e conselheira do Conselho Municipal de Educação de Saquarema/RJ, Myriam Bruinsma; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Eduardo Machado; e o representante do Gajop, Romero Silva.

À tarde, foram realizadas quatro oficinas na Católica:

1)Trabalho Preventivo com Famílias, coordenada por Tonho das Olindas, do Projeto Ruas e Praças e com a participação de Maristela Cizesbi, da Pastoral da Criança de Santa Catarina; Fábio Paes, das Aldeias Infantis SOS Brasil; e Cyntia Madeiros, gerente da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru.

2)Trabalho Intersetorial com Famílias, coordenada por André Torres, conselheiro Tutelar do recife e membro do conselho gestor do programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, com a participação de Perina de Fátima Aguiar, do Lar Fabiano de Cristo de Manaus; Débora Echeverria, da Rede Bibliotecas pela Paz do Recife; Salete Oliveira, do Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário de Maceió; e Jane Valente, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas.

3) Prevenção e Proteção em Contextos de Violência Comunitária, coordenada por Claudiney Leite de Souza, de Palmas, com a participação de Jonanthan Hanny, da Associação de Apoio à Criança em Risco de São Paulo; Raum Batista, da Associação Brasileira Terra dos Homens do Rio de Janeiro; e Sirley Vieira, do Instituto Papai do Recife.

4) O Atendimento às Famílias dos Adolescentes em Conflito com a Lei, coordenada por Deila Martins, do Gajop, com a participação de Nricleide Cavalcante Nunes Sitonio, secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Recife; Verônica Silva; do Conviva do Recife; Irandi Pereira, da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente de São Paulo.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário