Tempus Comunicação, Unicap e UFPE lançam campanha contra o machismo e o feminicídio

Foi lançada na manhã desta quarta-feira, dia 19, no Espaço Memória da Faculdade de Direito do Recife, a campanha “Contra o Machismo e Contra o Feminicídio”. A iniciativa é da Tempus Comunicação com apoio da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Participaram do lançamento o empresário e idealizador da campanha Cleonildo Cruz, representante da Tempus Comunicação; professora Carolina Ferraz, da Universidade Católica de Pernambuco; professora Liana Cirne, da Universidade Federal de Pernambuco, e a vereadora do Recife, Marília Arraes.

Cleonildo Cruz deu início ao lançamento da campanha dizendo: “A violência contra as mulheres tem tido alarmantes índices baseados no gênero registrados no Estado de Pernambuco, no Brasil e no mundo. Me sinto, enquanto empresário e como homem, obrigado a contribuir com essa luta”.

A professora do curso de Direito da Católica e coordenadora do Grupo Frida de Gênero e Diversidade, Carolina Ferraz, falou sobre o objetivo da campanha. “A campanha foca nos malefícios do machismo, dentre os quais, o feminicídio e como nós mulheres podemos também ter uma conduta de reação, através da composição, da vinculação com outras mulheres, do apoio a outras mulheres, do acolhimento a outras mulheres. A gente precisa falar sim sobre os efeitos nocivos que o machismo desencadeia, mas a gente precisa falar no quão importante é esse processo de empoderamento feminino, no quão importante é essa questão da sororidade feminina, das mulheres caminharem juntas, umas apoiando as outras, isso é muito importante”.

Segundo os organizadores, a ideia da campanha surgiu após o assassinato da fisioterapeuta e ex-aluna da Católica, Mirella Sena. Serão produzidas peças de divulgação como vídeos, spots para rádio, outdoors, cartazes, dentre outras com mensagens com o tema “Contra o Machismo e Contra o Feminicídio”.

O primeiro vídeo lançado você confere abaixo.

Carolina Ferraz falou sobre a participação da Católica nesta campanha. “A Unicap, enquanto academia, está apoiando essa campanha e a produção desse vídeo. A Unicap tem sido pioneira na discussão de erradicação de violência de gênero. O Grupo Frida é um dos instrumentos de discussão de gênero dentro da Unicap, mas existem também outros grupos que se posicionam contra a violência de gênero. Coube, neste momento, a pedido da academia que nós fizéssemos essa representação, mas isso não exclui os outros núcleos, as outras pesquisas que também falam sobre gênero na nossa instituição.”

Acompanhe o depoimento, em vídeo, da professora Caroline Ferraz sobre a importância da campanha “Contra o Machismo e Contra o Feminicídio”.