Programação especial comemora os 100 anos do Colégio Nóbrega

Uma programação especial neste sábado (18) vai marcar as comemorações pelo centenário do antigo Colégio Nóbrega. Os eventos foram planejados durante meses pela associação de ex-alunos com apoio da Unicap e pretende reunir representantes de diversas gerações. A partir das 9h, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, haverá uma missa celebrada pelo Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens; e pelos ex-diretores padres Darli Almeida e Pedro Vicente. Os demais jesuítas da comunidade também irão co-celebrar.
Durante a missa haverá homenagens aos ex-professores Antonio Câmara Lima e Diógenes Moraes; e aos ex-alunos Eduardo Nilton Agra Galvão; Antonio Queiroz Galvão; Cyro de Andrade Lima; Enio Laprovítera; Fernando Coelho; Germano Coelho; Marco Antonio de Oliveira Maciel; Mair Castro Cavalcanti; e Roque de Brito Alves.
Em seguida, haverá uma sequência de apresentações culturais e esportivas. Atletas masters que defenderam durante anos as cores do Colégio irão organizar partidas de handebol e futsal no pátio onde hoje funciona o Liceu Nóbrega. Já a parte musical ficará a cargo do DJ Piruboy e das bandas Radiola 80 e Reconquista (pagode), além da voz e violão de Bruno Meireles que tem no seu repertório canções dos Beatles. Bruno é filho do ex-professor Ausgutinho Meireles.
A celebração dos 100 anos do Nóbrega vai além da saudade do colégio que formou milhares de cidadãos e cidadãs que contribuem para o desenvolvimento de Pernambuco e até mesmo do Brasil. O momento é também de olhar o futuro com a esperança alimentada por projetos que já estão fazendo a diferença para muitos jovens no atual Complexo Nóbrega. Um deles é o Liceu, que foi transferido da Praça da República e passou a ocupar parte das dependências do antigo colégio jesuíta.
Aliás, o compromisso com a promoção social se faz presente também através do Fé e Alegria. O movimento de educação popular reforça o aprendizado de alunos e alunas do Ensino Médio e tem ajudado muita gente a ter sucesso nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edificações do Complexo Nóbrega também abrigam a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan – PE) e o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, considerados um dos mais modernos do Norte e Nordeste.
História – Fundado em 19 de março de 1917, o Colégio Nóbrega fazia parte da missão da Companhia de Jesus. Seu nome foi em homenagem a Manuel da Nóbrega, jesuíta português com relevantes ações evangelizadoras na América. O nome dele também batizou a faculdade que deu origem à Unicap.
Pioneiros – A primeira equipe do colégio contava com seis padres, seis irmãos leigos e um estudante jesuíta. Inicialmente foram matriculados 93 alunos.
Curiosidades – As primeiras aulas do Colégio Nóbrega aconteceram no Palácio da Soledade. Apenas em 1924 é que foi iniciada a construção do prédio da Avenida Oliveira Lima. Somente em 1993, foi erguido novo prédio exclusivamente para aulas das turmas do ensino médio. O colégio tinha capacidade para três mil alunos, mas encerrou suas atividades com 644 estudantes.
Mudanças – Em 89 anos de existência como colégio, o Nóbrega iniciou suas atividades para o ensino voltado exclusivamente para homens. Somente nos anos 70 tornou-se uma instituição mista.
Santuário – No interior do Colégio Nóbrega foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Fátima, a primeira igreja na América Latina construída em homenagem à Virgem. Projetada pelo arquiteto francês Georges Mounier, tem forma de cruz latina, em estilo semigótico adaptado à arquitetura moderna. Sua pedra fundamental foi lançada no dia 13 de outubro de 1933 e o templo concluído dois anos depois. Permanece recebendo devotos de toda parte para missas e celebrações. Em 2010, a Capela foi tombada pelo governo do Estado de Pernambuco. Recebeu, posteriormente, o título de Santuário Arquidiocesano.
Lema – A educação moral e religiosa sempre norteou o projeto pedagógico da instituição jesuíta e tinha como lema a frase: “Em tudo amar e servir”.
Personalidades – Entre os milhares de estudantes que passaram pelo Nóbrega, alguns se tornaram personalidades de destaque para Pernambuco e para o Brasil entre eles estão: Paulo Câmara (governador de PE); Marco Vinícios Vilaça (Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras); Marco Antonio Maciel (ex-senador); Humberto Costa (senador); Roberto Magalhães (ex-governador de Pernambuco); Alceu Valença (cantor); Armando Monteiro Neto (senador); Aramis Trindade Sobrinho (ator); José Paulo Cavalcanti Filho (advogado,escritor); Leopoldo Raposo (Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco); Roque de Brito Alves (advogado criminalista); Eduardo Queiroz Monteiro (empresário).
