Lançamento de Ebook e homenagens a instituições e mulheres marcam evento da SMU

Foto: Marcela Dubourqc

Na noite da última quarta-feira (08), a Universidade Católica de Pernambuco, através do Instituto Humanitas Unicap, lançou o eBook da XIV Semana da Mulher – 2016 . A obra reúne textos produzidos durante eventos realizados na Semana da Mulher do ano passado. A ideia surgiu quando a professora Cynthia Suassuna e o Pró-reitor Comunitário Padre Lúcio Flávio sentiram a necessidade de sistematizar a ‘caminhada’ das mulheres. Foi aí que eles tomaram a iniciativa de organizar os textos das mulheres que se apresentaram durante o circuito de palestras.

“A ideia é de ter um segundo eBook sobre essa décima quinta edição e que seja ainda mais sistematizado. Os textos estão excelentes. São textos suaves e que retratam toda uma jornada”, explicou Cynthia. O livro foi organizado pelo coordenador do IHU, Pe. Lúcio Flávio; pela Irmã Rosário Cláudio; e pela professora do curso de Direito da Unicap, Valdênia Brito.

O eBook possui artigos de Amélia Reynaldo, Andrea Almeida Campos, Cynthia Suassuna, Josinês Rabelo, Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira, Valdenice José Raimundo, Tereza Cristina Vital de Sousa, Rodrigo Deodato de Souza Silva, Davi Pinheiro Malveira, Maria Aparecida Craveiro Costa, Fábio José de Araújo Pedrosa, Rogéria Gladys Sales Guerra e Vanessa Alexandra de Melo Pedroso. “Todos aqueles que estão participando desta edição da SMU também terão a oportunidade para que, no próximo ano, a gente faça a segunda edição”, enfatizou Cynthia. Para acessar o eBook, clique aqui.

Premiação – Também, no mesmo evento,  aconteceu a entrega de comendas a instituições que defendem os direitos das mulheres. Na ocasião, cinco mulheres foram homenageadas: as professoras Andrea Almeida Campos (Direito), Haidée Camelo (Letras) e Valdenice José Raimundo (Serviço Social), além da assessora de Comunicação Social da Universidade, a jornalista Paula Losada.

Dentre as representantes das instituições agraciadas estavam Cida Pedrosa, representada por Tânia Tenório, do Instituto Clarice Lispector; ; Jouse Barata, do Cores do amanhã; Marcelly Carvalho, do Cais do parto; Capitã Lúcia Helena Salgueiro, da Patrulha Maria da Penha (PM); Maria Ângela, do Grupo Mulher Maravilha; Iraci Nobre, dos Povos indígenas de Alagoas; Maria de Lourdes de Sousa, Coordenadora da Casa Menina Mulher. e a Mestra Joana D’arc, do Mães de Santo da comunidade do Bode/Pina.

Vera Baroni, da AMNB – Articulação de mulheres negras brasileiras e rede de mulheres de terreiro; Maria Clara Sena, do Movimento estadual de combate à tortura; e Cecy Prestello, do Coletivo Mulher Vida, também foram contempladas, mas não puderam estar presentes.

Marcelly Carvalho ressaltou a importância de receber essa homenagem e reconhecimento da Universidade. “É importante pra nós, parteiras, que não temos nenhum estudo acadêmico, receber esse reconhecimento de uma Universidade. Isso valoriza bastante o nosso trabalho que é importante pra causa da mulher”.

Andrea Campos deu um testemunho de sua participação nas edições anteriores da SMU. “Há 10 anos eu participo da Semana da  Mulher na Unicap. Esse evento anual é um compromisso ético e de luta. A Universidade tem uma série de desafios na relação de gêneros, raça e homofobia, mas temos avançado com isso. Aqui nós temos uma política de inserção, mas ainda precisamos vencer vários desafios. A Semana da Mulher é um dos principais instrumentos que nós temos pra isso.”

A solenidade terminou ao som do Cores Sonoras. O grupo é fruto da oficina de percussão ministrada pelo educador voluntário Reginaldo Francisco no Espaço Cultural Cores do Amanhã, um grupo formado por jovens moradores do Bairro do Totó, no Recife. Um trabalho musical percussivo que nasceu no ano de 2009 com o intuito de levar inclusão através da arte e a cultura popular de nosso Estado para jovens de periferia. Confira o batuque deles:

Sonoras

Publicado por Grupo Cores Sonoras em Quinta, 9 de março de 2017

Confira mais algumas imagens: