Bloco Segura o Pavão faz a festa antes do feriadão

O frevo e o clima de carnaval invadiram a Universidade Católica de Pernambuco nesta noite de quinta-feira (23). A Associação dos Docentes da Unicap (Aducap) convocou todos os professores da Universidade para participar do bloco “Segura o Pavão”, que serviu como pontapé inicial para a folia. O evento foi prestigiado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens.

O professor do curso de Direito e presidente da Aducap, Natanael Sarmento, enfatizou que o bloco também comemora o início de uma nova fase da Associação. “A Aducap passou por uma reformulação estatutária, na qual ampliou as suas finalidades. Além de ser representação de direito de professores individual e coletivamente, é uma entidade cultural e recreativa. Então, pelo lado da cultura, é importante este tipo de cerimônia pra marcar o início de uma nova fase. No plano cultural, temos o carnaval que é a grande festa da cultura brasileira e pernambucana. Então, nós entendemos que deveríamos fazer um bloco para homenagear o pavão, ideia que foi comprada pelos professores. Este é o primeiro ano e esperamos que não seja o ultimo.”

Ao som de músicas como Cabelo de fogo, Madeira que cupim não rói e Vassourinhas,  todas executadas por uma banda de metais, o bloco “Segura o Pavão” saiu da concentração na sede da Associação e seguiu pela Rua do Lazer. Os destinos foram o térreo do bloco A, jardim da Biblioteca e térreo do bloco G. Alunos, comerciantes, visitantes e docentes ficaram curiosos com o “fuzuê” e caíram no frevo junto com o bloco.

Vitor Hugo, estudante de Direito, além de elogiar a festa, destacou a importância de aglutinar os que fazem a comunidade acadêmica. “É uma grande iniciativa porque além de marcar a volta da associação na atividade, mostra que ela está se reestruturando e trazendo coisas novas para a gestão. Fazer os professore se agregarem entre eles mesmos é maravilhoso, porque havia uma característica de distanciamento de professor de cada Centro. Então o professor de Direito não tinha contato com o professor de Engenharia e assim por diante. Esta festa marca a integração dos professores e também dos alunos da Universidade. Mostra que é possível  unir todo mundo e fazer uma atividade festiva tão importante na nossa cidade.”