Reitor da Católica recebe o Cônsul Geral da França no Recife

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu na tarde desta segunda-feira (13), na Reitoria, a visita do Cônsul Geral da França no Recife, Romain Louvet. Também participaram do encontro o adido de Cooperação e Ação Cultural do consulado francês, Guillaume Ernst; o chefe de gabinete da Unicap, Rodrigo Pellegrino; o coordenador do novo Mestrado em Indústrias Criativas, Prof. Dr. Juliano Domingues; e o docente do programa, Prof. Dr. Alexandre Figueiroa. Eles falaram sobre possíveis parcerias entre a Unicap e instituições francesas.

Padre Pedro destacou a aproximação da Universidade com a cultura francesa em vários campos do conhecimento. A exemplo das áreas de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. “Temos várias pontes com a França e este é um bom momento para novas parcerias”, disse o Reitor que tem mestrado e doutorado em Teologia pelas Facultés Jésuites de Paris, Centre Sèvres. De acordo com Padre Pedro, o Consórcio Universitas (que reúne a Unicap, UFPE, UFRPE e UPE) pode ser uma ótima porta para “esse avanço institucional”.

Alexandre Figueirôa também destacou a aproximação da Unicap com a cultura francesa. “Tivemos um cineclube ligado ao curso de Jornalismo funcionando por dez anos e temos uma especialização em Estudos Cinematográficos que utiliza o audiovisual francês como uma de suas referências”, destacou o professor que tem doutorado em Études Cinématographiques et Audiovisuels – Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle).

De acordo com Guillaume Ernst, o Recife é uma cidade estratégica nessa aproximação institucional. “É de nosso interesse reforçar essas parcerias da França com o Recife, principalmente na área de tecnologia”, disse ele se referindo à diversidade e à multiculturalidade da Economia Criativa. Depois da reunião, Padre Pedro apresentou o campus da Unicap às autoridades francesas.