Estudantes de jornalismo apresentam TCC para comunidade do Passarinho

Com informações do curso de Jornalismo

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Afonso Bezerra e Rani de Mendonça, apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de webreportagem para a comunidade que foi tema do projeto. O trabalho dos alunos, que tem como título Mulheres do Passarinho, contou a história de vida e de luta das mulheres do bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife, e teve a orientação da professora Carla Teixeira, coordenadora do curso. A defesa foi no dia 16 de dezembro, quando o trabalho foi aprovado pela banca com nota máxima.

Há 20 anos, o grupo entrevistado pelos estudantes se articula através dos movimentos sociais para reivindicar melhorias na comunidade e fortalecer o feminismo entre as mulheres do bairro. Bastante emocionadas, elas destacaram o compromisso de Rani e Afonso em retornar à comunidade para mostrar o resultado da pesquisa e todo o mergulho na biografia delas, durante seis meses. “É a certeza de que o nosso esforço aqui pode gerar um bom resultado para o bairro”, disse Ediclea Santos, moradora e uma das entrevistadas no projeto.

O TCC expôs a história de vida das mulheres do Passarinho através de sete matérias, que apresentavam também as principais reivindicações delas e a ações de protesto, como o Ocupe Passarinho, ato anual que cobra do poder público melhorias para o bairro.

“O projeto foi apresentado no Espaço Mulher, de onde são articuladas diversas ações em benefício do bairro. O acolhimento e a alegria das personagens do especial em se ver no projeto em seu próprio espaço de luta, mostra o extremo cuidado de Rani e Afonso na condução das entrevistas e no mergulho realizado no universo do Passarinho e na história de vida dessas mulheres”, observa a professora Carla Teixeira. “São jornalistas sensíveis aos movimentos sociais e à necessidade de dar visibilidade às minorias. A visita contou ainda com a participação do professor Luiz Carlos Pinto, também de Jornalismo.

Para ler a webreportagem, é só acessar http://www.unicap.br/webjornalismo/mulheresdopassarinho/