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Professor da Católica participa de comissão internacional de Educomunicação

O professor do curso de Jogos Digitais e produtor de vídeo da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, Luca Pacheco, participou do 5º Seminário do Programa Articulación de la Educomunicación en el desarrollo integral y solidario de la niñez y adolescencia en América Latina y Caribe, que aconteceu nos dias 26 a 27 de janeiro de 2017, em Bogotá, na Colômbia.

Participaram do seminário os membros da comissão, que coordena o programa, formada por educadores e comunicadores da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Guatemala, Peru e Uruguai. O programa é promovido por três instituições: Conselho Episcopal Latinoamericano – CELAM, Associação Católica Latinoamericana e Caribenha de Comunicação – SIGNIS e a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA.

O encontro marcou a primeira etapa do programa que durou dois anos. Nesta primeira fase do projeto, foram realizados cinco seminários com pesquisadores e produtores de experiências educomunicativas de diversos países da América Latina e Caribe; foram produzidas 20 entrevistas em vídeo com os pioneiros e investigadores da educomunicação em 10 países; foram sistematizadas diversas experiências educomunicativas do continente; foram elaborados documentos e sínteses acadêmicas e foi criado e desenvolvido o portal RedEducom com o objetivo de articular uma Rede de Educomunicadores Latino-americanos e Caribenhos.

Neste 5º Seminário, a comissão revisou um documento construído colaborativamente que recolhe estes dois anos de trabalho e se constitui num marco teórico da educomunicação. O marco teórico visa dar consistência à investigação desta nova área de conhecimento e fundamenta a necessidade de articular este novo paradigma através de um programa de formação de professores, investigadores e produtores de experiências.

A partir da escuta dos pensadores da educomunicação na América Latina se reconhece a novidade deste paradigma e o terreno em que se move. O marco teórico descreve em que nível especulativo se encontra o programa e apresenta uma aproximação conceitual à educomunicação. Ele, ainda, reconhece a necessidade de uma síntese epistemológica da educomunicação que favoreça a sistematização do paradigma emergente e dê uma desenvoltura teórica que recrie, a partir da teoria, a significatividade de sua presença na comunidade acadêmica.

Esse novo paradigma, entretanto, tem um caráter transdisciplinar, cuja transversalidade é marcada pela práxis. O marco teórico recorre à prática educomunicacional na diversidade de experiências latino-americanas e caribenhas, ressaltando as ênfases que as sustentam, a construção de ecossistemas educomunicativos e a articulação convergente na experiência educativa e comunicativa. O documento, também, delineia o diálogo da educomunicação com as correntes educativas, comunicativas e filosóficas contemporâneas, assim como a voz da igreja, a convergência de olhares e a significatividade no campo metodológico dos processos comunicacionais na diversidade de ambientes e cenários educativos e comunicativos.

A comissão também revisou, neste seminário, o portal RedEducom, que já se encontra online, e desenvolveu estratégias de interatividade para a articulação de uma rede de pensadores e produtores de experiências educomunicativas na América Latina e Caribe. Além do marco teórico e demais sistematizações realizadas pela equipe, que serão postados em breve. O portal disponibiliza as histórias de vida e depoimentos dos pioneiros da educomunicação e dos grandes pensadores deste novo paradigma. O portal, também, é um espaço de visibilização da diversidade de experiências que se vive em toda a América Latina, considerando a pluralidade de contextos, com uma visão profunda e holística de suas vivências. O ambiente online do portal RedEducom faz referência não só ao conjunto de projetos e ênfases que se desenvolvem nestas práticas, como também realiza um esforço sistemático de compreensão dos processos, ações e interações destas experiências no continente.

No seminário, a comissão delineou as próximas etapas do programa que consistem em práticas destinadas a criar, fortalecer e validar ecossistemas educomunicacionais abertos, convergentes e democráticos na América Latina e Caribe, com foco nas situações de maior vulnerabilidade para as crianças e adolescentes.  Dentre elas, a elaboração de um projeto de captação de recursos para a produção de material audiovisual que visibilize experiências educomunicativas paradigmáticas com diversas ênfases no continente.  Também foram definidas as linhas de um programa de formação para produtores de experiências educomunicativas que será implementado em formato presencial e semipresencial através do portal RedEducom.

Endereço do portal RedEducom: http://www.rededucom.org

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