Semana de Estudos Linguísticos e Encontro de Literatura Infantojuvenil terminam em clima de confraternização

Com reportagem de Bruna Oliveira

img_2393Sorteios de livro, de computador e apresentação cultural marcaram a noite de encerramento da XIX Semana de Estudos Linguísticos e Literários e do IX Encontro de Literatura Infantojuvenil. Os eventos foram promovidos pelo curso de Letras da Católica. Houve arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados ao Lar Paulo de Tarso, que atende crianças em situação de risco social. A mesa redonda da noite foi coordenada pelo professor Fanuel Paes Barreto.

A língua portuguesa além das fronteiras foi o tema abordado pela Profª Drª Cláudia Roberta Tavares Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa, ela explicou, a partir de exemplos das normas consideradas cultas e faladas, as varições da língua portuguesa na Europa, Brasil e África do ponto de vista morfo-sintático. “Percebo que há uma carência de estudos sobre o português falado na África. Cada país tem uma complexidade específica e é importante destacar que nenhuma variação é superior a outra.”

img_2387A segunda palestrante da noite, a doutoranda em Ciências da Linguagem da Unicap Alexcina Oliveira, falou sobre Leitura Interacional e a Inclusão. “Quando o aluno e o professor se envolvem há uma leitura intencional gerando com isso a cidadania em exercício, ou seja, dando voz, gerando insight. A leitura interacional contribui para formação da autonomia criativa e dialógica.”

A interatividade entre alunos e professores também foi percebida durante a avaliação de uma das organizadoras do evento, a coordenadora do curso de Letras, Flávia Ramos. “Só tenho a agradecer o envolvimento dos professores, monitores, alunos, inclusive dos outros curso da Universidade. Foi uma satisfação muito grande ter realmente tido esse evento de uma maneira muito interativa e com muito sucesso”.

Sorteio & Cultura – Ao final das palestras, houve sorteios de livro e de computador doados pelo professor do curso de Letras Janilto Rodrigues de Andrade. Quem ficou com o notebook foi Acácia Barbosa. Já Marcos Vicente foi sorteado com o livro Da Beleza à Poética. O livro foi sorteado entre os compradores de outra obra do professor, Por que não ler Paulo Coelho.

O encerramento ficou a cargo da professora Haideé Camelo, também do curso de Letras. Ela cantou poemas musicados escritos por ela mesma acompanhada pelo violão de Fernando Bandolim. Um pouco antes, ela sorteou dois CDs de sua autoria. Juliana Calado e Gustavo Lopes ficaram com os discos.