Quadrinhos e literatura na abertura da XIX Semana de Estudos Linguísticos

img_2345-1A relação entre quadrinhos, literatura e linguística marcou a noite de abertura da XIX Semana de Estudos Linguísticos e Literários e do XI Encontro de Literatura Infantojuvenil da Unicap. Este ano, os eventos promovidos pelo curso de Letras prestam homenagens a João Cabral de Melo Neto e discutem o universo das histórias em quadrinhos, respectivamente.

Uma das convidadas foi a Profª Drª Suzana Leite Cortez, do departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris), ela falou sobre a Construção Referencial em Quadrinhos. Durante a explanação, Suzana apresentou recortes teóricos sobre o referencial e como a imagem também contribui na construção do objeto do discurso (o referencial propriamente dito). “Temos na sequência narrativa, a dinamicidade da construção do humor deste gênero que congrega o verbal e o não verbal”.

Essa relação de texto e imagem também foi o mote da palestra de um outro convidado. O cartunista Lailson de Holanda Cavalcanti falou de sua vocação, descoberta aos 7 anos, carreira e das origens dos quadrinhos. Ele também abordou o conceito de Arte Sequencial criado por Will Eisner. De acordo com o conceito, o texto dá uma contribuição imagética à composição da página. Lailson comentou os impactos pelos quais os quadrinhos estão passando em função da revolução digital. “Os quadrinhos são uma ferramenta educativa fantástica, mas têm que ser reinventados por conta das plataformas digitais”.

E foi a educação por meio das HQ´s que norteou a fala do outro convidado da noite. O cartunista Miguel Falcão adaptou o poema Morte e Vida Severina para quadrinhos. A iniciativa fez parte de um projeto desenvolvido para a Fundação Joaquim Nabuco e repercutiu tão bem que, em 2010, se transformou num longa-metragem de animação para o cinema. Miguel participou de uma conversa com o professor Robson Teles e ao ser indagado como ele via a relação quadrinho e literatura, respondeu: “Prazer é a palavra chave. Algo lúdico. Sempre tive fascínio pelos quadrinhos e pelos livros e essa ligação entre eles é o prazer em aprender”.

img_2321-1Antes das palestras, houve um momento cultural com a declamação de poemas de João Cabral de Melo Neto por duas alunas da Católica. Larissa Hellen Lins de Oliveira, do curso de Jornalismo, encenou Cão Sem Plumas. Já Débora Mendes de Lucena, de Letras, declamou Morte e Vida Severina.

Sorteio – A programação dos eventos segue até quinta-feira (20) com palestras e conferências, sempre a partir das 18h, no auditório G1. Neste último dia, haverá um sorteio de um computador doado pelo professor do curso de Letras Janilto Andrade.