Boletim Unicap

Católica sedia lançamento do livro “Fonoaudiologia e Linguística – Teoria e Prática”

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Foi lançado na tarde desta quinta-feira (13), na Universidade Católica de Pernambuco, o livro “Fonoaudiologia e Linguística – Teoria e Prática”, organizado pelas fonoaudiólogas Ana Cristina de Albuquerque Montenegro, professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE;  Isabela Barbosa do Rêgo Barros, professora dos cursos de Letras e Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unicap; e Nadia Pereira Silva Gonçalves de Azevedo, professora do curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unicap.foto-1

A professora Isabela abriu a cerimônia de lançamento com uma palestra sobre o tema: “Autismo: considerações sobre a interface entre Fonoaudiologia, Linguística e Educação”. Sua apresentação foi baseada nos estudos e pesquisas que foram feitas para a elaboração do livro, sempre relacionando as perspectivas de fonoaudiologia e linguística. Ela finalizou sua participação mostrando exemplos de diálogos com crianças autistas, explicando as suas evoluções e possibilidades.

A segunda palestrante foi a professora Rafaella, que abordou o tema: “Inclusão e Autismo: deficiência é doença?” Ela enfatizou a importância dessa ideia ser desconstruída, por ser o primeiro passo para a inclusão. Também mostrou leis que defendem os direitos de inclusão de autistas e minorias.

01O livro traz como proposta preencher a lacuna bibliográfica sobre o tema abordado, promovendo, aos fonoaudiólogos, linguistas, pedagogos, profissionais de áreas afins e estudantes de graduação e pós-graduação, o conhecimento necessário sobre a interface entre essas duas áreas do saber. A obra enfatiza como a Linguística, com seus ramos e abordagens, contribui na compreensão da língua/linguagem, o objeto de estudo da Fonoaudiologia. Ao ler cada capítulo, o leitor vai ter acesso, de forma inédita, a um conteúdo que explana as abordagens e os ramos da Linguística que se inter-relacionam com a Fonoaudiologia.

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