Padre Arturo Sosa é o novo Superior Geral da Companhia de Jesus

Padre Arturo SosaA 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, realizada em Roma e da qual participa o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, elegeu o Padre Arturo Sosa Abascal, da Venezuela, o  31º Superior Geral dos jesuítas. Ele é o primeiro latino-americano a ocupar o cargo.

Padre Arturo Sosa nasceu em Caracas, no dia 12 de novembro de 1948. Até o momento da eleição, foi Delegado para a Cúria e Casas e Obras Interprovinciais da Companhia de Jesus  em Roma.
Padre Nicolás antigo Geral cumprimenta Padre ArturoNa 35ª Congregação Geral realizada em 2008, foi eleito pelo Padre Geral, Adolfo Nicolás, como Conselheiro do Padre Geral. É formado em Filosofia pela Universidade Católica Andrés Belo (1972) e é Doutor em Ciência Política pela Universidade Central da Venezuela.

Entre 1996 e 2004, foi o Provincial Superior dos jesuítas na Venezuela. Anteriormente, havia sido coordenador do apostolado social naquele país e diretor do Centro Gumilla, um centro de pesquisa e ação social dos jesuítas na Venezuela.

Padre Arturo SosaPadre Arturo conta com larga trajetória de dedicação à docência e à pesquisa. Ocupou vários cargos e desempenhou várias funções no âmbito universitário. Foi professor e membro do Conselho Fundacional da Universidade Católica Andrés Bello e Reitor da Universidade Católica de Táchira por 10 anos (2004-2014). Especialmente, exerceu a pesquisa e a docência no campo da ciência política, em diversos centros e instituições, como a Cátedra de Teoria Política Contemporânea e a Cátedra de Transformação Social na Venezuela na Escola de Ciências Sociais. Foi pesquisador do Instituto de Ciências Políticas da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Central da Venezuela e, na mesma universidade, foi professor na Escola de Estudos Políticos na Cátedra de História das Ideias Políticas da Venezuela.

Em 2004, foi professor convidado do Centro para Estudos da América Latina da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e professor da Cátedra de Pensamento Político Venezuelano da Universidade Católica de Táchira. Publicou diversos livros, sobretudo a respeito da história e política venezuelanas. O Padre Sosa fala espanhol, italiano e inglês e entende francês.