Projeto de Extensão do curso de Pedagogia será apresentado em congresso nacional
|Projeto de Extensão coordenado pela professora Graziela Brito de Almeida e desenvolvido por alunas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco foi aceito para apresentação, no dia 6 de outubro, na modalidade de pôster, no III Congresso Nacional de Educação, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.
A oficina de Histórias escritas com agulha, linha, pano, fitas, botões e consciência socioambiental, coordenada pela professora Graziela Brito de Almeida, do curso de Pedagogia, integrante do Projeto da Unicap A Interdisciplinaridade enquanto elemento para transformação socioambiental na Comunidade do Bode-Pina – Recife – Pernambuco, teve como objetivo aprimorar o grupo de idosas participantes das atividades desenvolvidas pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP, bem como oportunizar a ele um encantamento com a prática da leitura e um fortalecimento do processo de construção de ser ecologicamente alfabetizado, com a confecção de dois livros pedagógicos sensoriais.
Buscou também reafirmar o protagonismo das estudantes extensionistas voluntárias Raiane Karla da Silva, Mayza Barbosa Duarte da Costa, Pamela Jaqueline Gomes Souto, Natally Evelyn Gomes da Silva frente à sua formação, agregando uma dinâmica de ensino que incluísse o trabalho coletivo e colaborativo de modo a possibilitar vivências em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.
A metodologia compreendeu o planejamento, execução e avaliação da oficina pedagógica, ao longo de quatro meses, com a duração de vinte horas. “Consideramos que a experiência vivenciada, em torno do projeto, propiciou o redimensionamento de novas possibilidades e conhecimento por parte do grupo de idosas, a partir da ação-reflexão-ação das atividades realizadas, já que estimularam as competências cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, com a elaboração dos livros que foram disponibilizados para os educadores do ISMEP”, ressaltou a professora Graziela, destacando também que “contribuiu significativamente na formação dos estudantes extensionistas, fortalecendo a visão crítica da pluralidade de abordagens, a partir das múltiplas vivências em espaços da atuação do pedagogo na sociedade contemporânea.