Professor Roberto Motta faz conferência de abertura da 37ª Semana de Filosofia

foto-8

Conferência sobre a relação entre a Antropologia a partir das Ciências Sociais e da Filosofia, proferida pelo professor Roberto Motta, da UFPE, abriu, na segunda-feira (dia 19), a 37ª Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, que este ano tem como tema “Antropologia filosófica: temas e problemas”.

O evento, que acontece até esta quinta-feira, dia 22, no Auditório do 1º andar e nas salas do 3º andar do bloco B, é uma realização dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Instituto Humanita Unicap.

A Semana, organizada pelo coordenador dos cursos de Filosofia, Danilo Vaz Curado, tem o apoio da Pró-reitoria Comunitária e Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), por meio de seus gestores o Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne e o professor Degislando Nóbrega, respectivamente.

Segundo o professor Danilo Curado, a escolha da temática “Antropologia filosófica: temas e problemas” se deveu, em primeiro lugar, ao projeto pedagógico do curso de Filosofia, que prevê a formação do egresso em três grandes eixos comunicantes: o Antropológico, Epistemológico e o Ético. “A Antropologia é uma tradição na nossa reflexão a ponto dela ter sido incorporada como um elemento formativo importante para o perfil do egresso e a escolha dela se deu exatamente por isso”, ressaltou o organizador do encontro.

foto-4

Na conferência de abertura o professor Roberto Motta, que é Doutor em Antropologia, pela Columbia University,  fez uma relação entre a Antropologia vista a partir das Ciências Sociais e a Antropologia vista a partir da Filosofia.

“O professor Roberto Motta apresentou esse encontro entre essas duas perspectivas de abordar a Antropologia a partir de dois referenciais teóricos distintos. A conferência dele foi magistral, foi muito bem elaborada, muito bem recepcionada. Houve bastante debate com os alunos e com os professores que estavam presentes”, ressaltou professor Danilo.

“Para mim, o ponto forte do seminário foi o professor Roberto Motta apresentar suas pesquisas sobre a matriz religiosa afrodescendente do Brasil, dentro da matriz afrorreligiosa presente em Pernambuco, estabelecendo relações a partir de conceitos que, supostamente, não teriam relação como aqueles vindo da tradição filosófica europeia. Roberto Motta foi muito feliz quando aproximou tradições religiosas pernambucanas, brasileiras a conceitos filosóficos da antropologia, como o que é um homem e como a própria estrutura do Etios se forma. Então, acho que foi muito feliz a colocação dele”, avalia o coordenador da Semana de Filosofia.

A Semana de Filosofia é um Fórum permanente que, há 37 anos,  promove o diálogo filosófico. “É um grande Fórum onde apresentamos nossas pesquisas para os professores da Região e os professores da Região também vêm partilhar o resultado das suas pesquisas. A Semana termina colaborando para realizar dois pontos do tripé educacional, que não é só a sala de aula, mas também a pesquisa e extensão. A Semana serve, também, para fomentar a pesquisa e a extensão”, explica professor Danilo Vaz Curado.

Ainda para o coordenador do evento, um ponto forte desta Semana de Filosofia é a participação dos alunos do curso na organização do encontro. “Os alunos, com empenho, organizaram tudo. Do cartaz aos certificados, eles providenciaram tudo junto ao Instituto Humanitas Unicap. Cuidaram da organização do espaço, de buscar os palestrantes e conduzir a dinâmica dos trabalhos. Eles são nota 100”, destaca o coordenador.

Confira a programação:

Conferências

Até 22 de setembro

*21/09/2016 – as 17h30  Prof. José Cleberson de Freitas Silva [Pontifícia Universidade Salesiana]

*22/09/2016 – as 17h30 Prof. Antônio Carlos [Unicap]

Minicursos

19 a 21 de setembro

Das 13h50 às 16h40

*- Minicurso 1: Prof. Drance Elias [Antropologia em Marcel Mauss]

*- Minicurso 2: Prof. Elvis de Oliveira [Temas de antropologia em Leo Strauss]

*- Minicurso 3: Professores da Unicap [Temas de antropologia Filosófica]

Das 18h40 às 21h40