Professor Zeferino Rocha lança novo livro

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco Zeferino Rocha está lançando o livro intitulado Freud entre Apolo e Dionísio: recortes filosóficos, ressonâncias psicanalíticas, publicado pela Edições Loyola. A nona obra do autor reúne oito ensaios que passam por conceitos de Freud, Lacan, Platão, Aristóteles e Heráclito, entre outros.

“O livro contém artigos publicados em diferentes revistas do país, sobre temas que eu acredito que se prestem para um diálogo psicanalista com os conceitos filosóficos”, explica o docente. Amizade, laços, esperança e problemática da transferência são apenas alguns dos tópicos presentes nos artigos publicados, que foram escritos entre 1994 a 2007, todos sob a perspectiva do diálogo entre a psicanálise e o pensamento filosófico.

Desde 1999, o professor pertence ao corpo docente da Católica. Atualmente, o autor é responsável pela linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Ele possui mestrados em Filosofia e em Teologia, ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, e doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris X, na França. Além disso, é fundador e sócio honorário do Círculo Psicanalítico de Pernambuco e representante da Unicap na Comissão do Mérito, criada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

A Morte de Sócrates (1974), Freud e Aproximações (1974), Palavras para o Silêncio (1978), Freud e Novas Aproximações (2008) são algumas das obras assinadas por Zeferino Rocha.

O lançamento do livro ainda não tem dia e nem local definidos, mas a previsão é que acontecerá no mês de agosto, na Livraria SBS da Católica.