Cineasta Tristan Aronovich ministrou workshop na Católica

IMG_3529

O cineasta e multiartista gaúcho, radicado nos Estados Unidos, Tristan Aronovich realizou, nos dias 12 e 13 de agosto, um Workshop sobre Audiovisual independente, dentro da disciplina Realização Fílmica e Linguagem, ministrada pelo professor Almir Guilhermino, do curso de Especialização em Estudos Cinematográficos, da Universidade Católica de Pernambuco. No primeiro dia, o encontro aconteceu no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4 e, no segundo e último dia, na sala 402, do mesmo bloco.

No primeiro dia, Aronovich apresentou seu sexto longa-metragem, “Alguém qualquer”, de 2014. A película, que segundo o autor, foi rodada de forma totalmente independente, sem nenhum apoio, foi muito premiada nos Estados Unidos e foi finalista para representar o Brasil no Oscar 2016. Nesse filme, Tristan além de interpretar a personagem principal, Zé, assina o roteiro, produção executiva, trilha sonora original, edição de vídeo e de áudio e iluminação.

Leia, abaixo, a sinopse e assista ao trailer oficial do filme.

Jandira é a perfeita definição de uma caipira: uma garota simples, ingênua e divertida de uma pequena cidade do interior. Ao decidir tornar-se estrela de cinema ela muda-se para São Paulo e hospeda-se na casa de Zé, seu primo estranho e calado que trabalha como faxineiro em um prédio luxuoso no centro da cidade. Porém, ao morar sob o mesmo teto o impossível acontece e os dois primos opostos se apaixonam.

O inusitado romance é no entanto abalado quando ambos descobrem que Zé é portador de uma doença incurável que deverá encerrar sua vida em cerca de seis meses. Agora o casal deverá questionar seus valores sobre o amor, felicidade, vida e morte enquanto decidem o que fazer com os seis meses que lhes restam. Evoluindo para um clímax forte e emocionante, “Alguém qualquer” é uma comédia delicada e trágica descrita por Kay Spencer (Atlanta Film Festival) como: “…uma obra prima. Emocionou-me profundamente. E isso é o que a grande arte deve fazer…”.

IMG_3513_A vivência prática do workshop, destinada a atores, diretores, cineastas, roteiristas e artistas em geral, aconteceu no sábado, dia 13. O objetivo foi trabalhar elementos de contação de histórias, que se apliquem a todos  que se interessem por cinema. “Procurei desenvolver uma abordagem, uma dinâmica interessante, útil e válida para todos, desde que a paixão seja contar histórias. O nosso objetivo, com o workshop, foi mostrar para as pessoas que há alternativas, há caminhos para se produzir audiovisual de forma independente. Esse filme que apresentamos é uma prova disso, feito sem recursos estatais, sem verbas de lei de incentivo, sem nada disso e ganhou o mundo e continua fazendo uma trajetória muito bacana.

Tristan Aronovich é graduado em Cinema, com especialização em Harvard, e atualmente está concluindo seu mestrado em Cinema, nos Estados Unidos. Desde sua adolescência, Aronovich vive nos Estados Unidos e, segundo ele, sempre que podia voltava ao Brasil para compartilhar seus conhecimentos artísticos.

IMG_3497A vinda do cineasta Tristan à Católica foi viabilizada pelo pernambucano Thiago Carvalho, que há 10 anos mora em São Paulo, onde conheceu Aronovich, em um de seus cursos ministrados na capital paulista.

IMG_3488O coordenador da Especialização em Estudos Cinematográficos, Prof Dr Cláudio Bezerra, fala da importância do workshop para os alunos do curso. “O workshop de Tristan Aronovich é importante porque, como a especialização em Estudos Cinematográficos é mais teórica, incorpora, dentro de nossa grade curricular, atividades que fazem link com o mercado. A realização audiovisual está inserida nesse contexto e esse workshop vai ampliar muito mais a visão dos alunos sobre o processo de realização audiovisual.”