Presidente Nacional do Iphan visita o Reitor da Católica

Fotos: Pedro
Fotos: Pedro Pereira

A nova presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, visitou na tarde de sexta-feira, dia 12, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. O encontro aconteceu no gabinete do Reitor. Kátia Bogéa estava acompanhada da superintendente e coordenadora Técnica do Iphan/PE, Renata Borba e Cremilda Albuquerque, respectivamente. Participaram, ainda, do encontro a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego, o chefe de Gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino, e a coordenadora do Museu de Arqueologia da Unicap, professora Maria do Carmo Caldas.

Foto-7Katia Bogéa conversou com o Boletim Unicap sobre o objetivo do encontro. “A visita ao Reitor é para estreitar a parceria que temos com a Católica, eliminar qualquer ruído que tenha ficado durante esse tempo e dizer para ele que a gente tem todo interesse em permanecer com essa parceria, com esse apoio da Católica. Para ele ter certeza que vai poder contar conosco e que a gente quer estar junto com a Universidade, porque os objetivos, tanto do Iphan quanto da Católica, são objetivos comuns, como a educação, o conhecimento e a proteção do patrimônio cultural.”

Foto-10O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, falou sobre a visita de cortesia da nova presidente do Iphan, que veio se apresentar. “Falamos sobre melhorar o projeto de parceria que temos com o Instituto, de forma a não ser unicamente um escritório do Iphan, mas sim, o Iphan e a Universidade começarem atuar em alguns projetos comuns. Isso é o que está no projeto original, mas que por mil razões acabou se perdendo no tempo e agora é o tempo de se resgatar. Projetos, como de cursos de extensão, especialização na educação do patrimônio, projetos com os cursos de Arquitetura, de História, Ciências da Religião e cartilhas para a população. Uma produção conjunta, que fosse uma expressão dessa relação e, não simplesmente uma cessão de espaço. É o projeto original e ao mesmo tempo precisa ser retomado.”