Pró-reitor Comunitário participa do lançamento da 314ª Festa de Nossa Senhora do Carmo
|O Pró-reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Miguel Martins, representou a instituição junto ao coordenador da Fundação Fé e Alegria, Luiz Justino, no almoço de lançamento da 314ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. A Unicap está apoiando o evento. “Este é o evento mais importante da Igreja Católica no Recife. O fato de eu estar nesse almoço de lançamento, em nome da Universidade, marca um momento novo: o estreitamento das relações de nossa instituição, que segue a ordem dos Jesuítas, com a Igreja local. Expressa o nosso ‘sentir com a Igreja’, próprio da espiritualidade dos jesuítas”, afirmou Padre Miguel.
A festa do Carmo acontecerá entre os dias 6 e 16 de julho na Basílica do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio. A programação contará com apresentações de cantores e grupos artísticos famosos como Selma do Coco, Elba Ramalho, Frei Damião, Bloco das Flores, Ed Carlos e Padre Reginaldo Manzotti. No dia oficial de Nossa Senhora do Carmo (16) acontecerá a procissão. Três trios elétricos foram escalados para acompanhar a multidão, todos sincronizados com o mesmo som, a mesma mensagem, os mesmos cânticos. Cada um deles ficará sob o comando dos padres Reginaldo Manzotti, Frei Damião e Frei Paulo Fernando.
A comemoração da padroeira, este ano, exaltará a temática da caridade e da solidariedade, como afirmou o Reitor da Basílica do Carmo, Frei Paulo. “A Festa de Nossa Senhora do Carmo tem como objetivo unir o religioso ao social, mostrando que a fé também se expressa por meio da preocupação com o próximo. É o momento pra gente suscitar na sociedade civil a vontade de ajudar”.
Mas a festa não pára por aí. Pela primeira vez, a Basílica decidiu promover a chamada Feira Solidária, que contará com as 10 maiores entidades do Estado, que são comprometidas com a solidariedade e a caridade. A feira foi ideia do especialista em marketing religioso Jairo Chaves – nome que está por trás da assessoria da festa deste ano. A Feira Solidária homenageará Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. “Não há nome que sirva melhor de exemplo de solidariedade para a sociedade como o da Dra. Zilda, que cuidava com tanto amor dos pequeninos” afirmou o prior-provincial da basílica, Frei Sales.
A Feira Solidária acontecerá das 9h às 18h com diversas atividades artísticas e culturais, incluindo prestação de serviço de saúde, educação e cidadania. Entre as instituições confirmadas estão a AACD, Imip, NACC, GAC, Pastoral da Criança, Movimento Pró-Criança, Orquestra Criança Cidadã, Lar do Nenen, Hospital do Câncer e Sesi. A cada noite, sempre às 19h, acontecerá uma homenagem a uma dessas entidades assistenciais. Durante essas novenas, serão disponibilizados três lugares no altar para que representantes das instituições tomem lugar.
Depois de mais de três séculos, a Festa do Carmo ganha uma nova cara e se adequa a era da tecnologia. Com o objetivo de mostrar o potencial do evento, torná-lo mais conhecido e de entrar em contato com os fiéis, divulgando a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a Basílica lançou o site www.festadocarmo.com.br. Nele, fiéis e curiosos podem obter informações sobre o evento, a história da Basílica e do escapulário do Carmo, além de acompanhar os horários das missas e até fazer pedidos à padroeira do Recife.
Todas essas inovações não tem como objetivo retirar a tradição da festa, mas dar uma maior projeção a ela. “O que se pretende é uma renovação. Fazer um evento que chame mais atenção da população e faça todo recifense, ou melhor, todo pernambucano se sentir orgulhoso”, afirmou Jairo Chaves. No ano passado, a Festa conseguiu reunir 800 mil pessoas. Este ano, a expectativa é de que este número seja ultrapassado.
Solidariedade aos desabrigados das chuvas
Será colocado um posto de arrecadação para que, durante os dias da Festa do Carmo, a população possa ajudar as vítimas das enchentes do interior pernambucano. O posto estará recebendo qualquer tipo de doação: água, alimentos, roupas, remédios, materiais de limpeza, colchões, panelas, móveis, etc.
Restauração da Basílica do Carmo
Para os fiéis que quiserem contribuir com a restauração da Basílica do Carmo, construída em 1663, e pertencente à Ordem dos Carmelitas, as doações podem ser feitas nos cofres localizados ao redor do Monumento de Nossa Senhora ou na Barraca de Doações ao lado da igreja. Quem optar por transferência ou depósito bancário, deve proceder em favor da Província Carmelitana Pernambucana, através do Banco do Brasil, Agência 1850-3 e Conta-Corrente 14273-5.