Importância Epidemiológica, bioecologia e novas abordagens para o controle do mosquito Aedes aegypti é tema de palestra na Unicap

biologia-bn-facebook-aedes

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco realizam nesta quarta-feira, dia 27, às 18h30, no Auditório do bloco J, a palestra “Importância Epidemiológica, bioecologia e novas abordagens para o controle do mosquito Aedes aegypti”. A palestrante será a Dra.  Maria Alice Varjal de Melo Santos.

A palestrante possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutorado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (CPqAM/FIOCRUZ). É pesquisadora do Departamento de Entomologia do CPqAM/FIOCRUZ, unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Recife/PE. Tem experiência na área de Entomologia médica, com ênfase em métodos de controle e vigilância de culicídeos vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de inseticidas químicos de síntese e biológicos à base de bactérias entomopatógenas, avaliação de ferramentas para monitoramento espaço-temporal de populações de Aedes aegypti e Aedes albopictus em áreas urbanas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnogia em Saúde do CPqAM/FIOCRUZ/PE e ministra aulas nas disciplinas, Bioecologia e Controle de Insetos Vetores e Biossegurança e Qualidade: critérios e normas aplicadas à ambientes experimentais e de criação. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CPqAM/FIOCRUZ desde 2006 e atual Vice-Chefe do Departamento de Entomologia.